Artigo: Desafios da crise econômica e a estagnação social

Compartilhe esta notícia:

Por: Thales Aguiar*

Caros leitores, apesar do triste cenário que vivemos com a situação caótica do sistema político em nosso país, a economia brasileira é uma das maiores da América Latina e está entre as 30 maiores do mundo. Nos últimos anos, o país enfrentou uma série de desafios, incluindo alta da inflação, taxas de juros elevadas e uma dívida pública que não para de crescer. Além disso, o Brasil tem experimentado uma economia estagnada, com um crescimento fraco e poucos empregos sendo criados. A inflação é uma pauta recorrente, problema persistente na economia brasileira, amplamente atribuída à política monetária inadequada e à falta de reformas fiscais. Com altas taxas de juros o crédito ficou mais caro e dificultou o crescimento de pequenas e médias empresas. A dívida pública é outro desafio importante.

O país tem uma dívida pública elevada, que equivale a cerca de quase 80% do PIB (incluem o endividamento dos governos federal, estaduais, municipais, e do INSS), isso limita a capacidade do governo de investir em infraestrutura e outras áreas importantes. Além disso, essa dívida é uma fonte de incertezas para investidores e pode afetar negativamente a confiança do mercado. Outro ponto amplamente discutido entre os especialistas é a falta de reformas fiscais e estruturais. O país tem uma estrutura tributária complexa com altos impostos, o que dificulta o crescimento mercadológico e encoraja a sonegação fiscal, diminui a competitividade do país e torna mais difícil atrair investimentos nacionais e estrangeiros. Existe um outro problema grave que trará impactos determinantes na geração de empregos e na manutenção da renda familiar. A falta por parte do governo de dar uma educação tecnológica ao público jovem que ficará a mercê de um mundo cada vez mais digital e computacional.

No entanto, o Brasil ainda tem muitos pontos positivos que o tornam atraente para investimentos, isso inclui uma população jovem, crescente, recursos naturais abundantes e economia diversificada. Temos uma posição geográfica privilegiada e uma cultura vibrante, o que o torna atraente para turistas e negócios internacionais. A economia brasileira enfrenta desafios significativos e é preciso que os governantes levem a sério essas pautas com uma gestão consciente e  responsável . É urgente que a iniciativa pública e privada invista em tecnologia, inovação e treinamento de mão de obra para melhorar sua competitividade aproveitando as oportunidades de crescimento econômico. Temos muito potencial, mas é preciso ter reformas (tributária e fiscal) e investimentos (tecnológica e educacional) para aproveitarmos todos os recursos que ainda temos. Só assim a economia brasileira poderá se desenvolver e sair da sua estagnação social.

*Thales Aguiar é Jornalista e escritor.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: