Artigo: Como se prevenir da picada do Aedes Aegypti

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Parece que o Aedes Aegypti não nos dá paz. Ultimamente em nossa cidade (e no país inteiro) os casos de dengue só aumentam, fazendo com que a doença se torne um problema de saúde pública praticamente incontrolável. Mas, devemos ter em mente que o Aedes não transmite apenas dengue, mas também outras doenças como Chikungunya e a Zika, essa última, tendo relação direta com casos de microcefalia, patologia que causa grande temor em mulheres grávidas.

O melhor passo para eliminar o mosquito é evitando água parada, assim, destruindo os criadouros. Muitas pessoas fazem sua parte, porém, ainda existem as que não ligam e mantem água parada. Pensando assim, é fundamental que, além de combatermos os criadouros, tomemos também alguns cuidados individuais para evitarmos a contaminação. Aqui vai umas dicas individuais para evitarmos a contaminação:

  • Em lugares que existem focos de mosquitos, use roupas de manga comprida e calças, diminuindo a quantidade de pele exposta e consequentemente diminuindo as chances de picada;
  • Sempre utilize repelentes, focando principalmente pernas e em seguida braços. Recentemente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um comunicado onde esclarece que não há impedimento do uso de repelentes por mulheres gravidas, desde que os mesmos estejam registrado na Agência e que seja usado da forma recomendada pelo fabricante;
  • Óleo de citronela é um repelente natural contra mosquito, muito citado em estudos da área. Inclusive, existem estudos que recomendam a utilização das folhas da planta para o preparo de chá que pode ser usado para limpar o chão, pois o cheiro espanta os mosquitos. Velas de citronela também são indicadas;
  • Uma medida que também pode ajudar é implementar o uso de mosquiteiros e telas em janelas e portas da residência, assim, impedindo a entrada de mosquitos no local.
  • Mesmo muitas vezes não sendo possível, é legal evitar áreas com muita incidência de mosquitos e se não for possível, utilizar sempre repelente e as medidas citadas acima.

Além da prevenção de criadouros, a prevenção individual é muito importante para o controle do mosquito e das doenças, pois diminui o número de doentes e consequentemente o número de mosquitos contaminados.

Precisamos fazer nossa parte para que todos vivam em um local saudável e sem riscos.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: