Cervejando – Vencedores do concurso da lata de cerveja mais bonita do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio) divulgou os ganhadores da 2ª edição do Prêmio Lata Mais Bonita.

O prêmio tem por objetivo revelar as cervejarias que se destacaram ao elaborar, ao longo desse ano, as latas de cerveja mais bonitas, criativas e mais coloridas do Brasil, buscando valorizar o trabalho primoroso das cervejarias nacionais.

A premiação contou com uma fase aberta à votação do público. Nessa votação popular, foram selecionadas 10 latas, num total de 200 inscritas, para a fase final.

Nessa última etapa, um júri especializado julgou e escolheu os rótulos vencedores em três categorias: microcervejarias, médias cervejarias e grandes cervejarias. Em cada categoria, foram escolhidas as três latas de cerveja mais bonitas.

Segundo o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, a cada ano que passa, os brasileiros têm preferido as cervejas embaladas em latinhas de alumínio, nos mais diversos tamanhos.

Segundo a consultoria Euromonitor, o formato preferido pelos consumidores de cerveja brasileiros é o da latinha de 350ml. Contudo, a latinha de 269ml vem experimentando um crescimento significativo.

Na Categoria Microcervejarias, a grande vencedora foi a cerveja “Às Mulheres”, da cervejaria carioca Masterpiece. Ela foi lançada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O rótulo, criado pela artista Pri Barbosa, estampa duas mulheres que representam a força feminina. No pódio das ainda tem a cerveja “Viking Imperial IPA”, da Cervejaria Odin, do Rio de Janeiro, na segunda colocação e a cerveja “Helles de Curitiba”, da Cervejaria Bodebrown, do Paraná, com a terceira colocação.

Já na Categoria Médias Cervejarias, a cerveja “Wienbier 59 Session IPA” da cervejaria paulista Newage, foi a vencedora. A Newage também conquistou a segunda colocação, com a cerveja “Wienbier 60 APA”. A terceira colocação ficou com a cerveja “Bierbaum Lager”, da cervejaria Bierbaum, de Santa Catarina.

E na Categoria Grandes Cervejarias, a Ambev sagrou-se a grande vencedora, conquistando os três lugares no pódio. A cerveja “Colorado Indica” ficou com o primeiro lugar. Na segunda colocação, ficou a cerveja “Goose Island Midway Session IPA”. A cerveja “Patagonia IPA” completa o pódio dessa categoria, em terceiro.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: