Novembro Azul: especialista alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata

Compartilhe esta notícia:

Segundo dados do INCA, este tipo de tumor é o segundo mais frequente entre os homens.

O movimento Novembro Azul é conhecido mundialmente por reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais frequente entre os homens – com exceção do câncer de pele não melanoma -, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo o instituto, este tipo de tumor corresponde a 29,2% de todos os tipos de neoplasia que atingem o sexo masculino.

“A maioria dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em fase inicial, o que aumenta consideravelmente a chance de cura. Àqueles que são descobertos em fase mais avançada, mais precisamente na presença de metástases, tem chances reduzidas de cura”, comenta Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.

Para o médico muitos casos da doença em estágio avançado são reflexo da baixa procura por consultas regulares e exames preventivos por parte da população masculina. “Infelizmente ainda existe um tabu em relação ao exame de toque retal — um dos testes responsáveis por identificar sinais da doença -, por isso campanhas como a Novembro Azul são essenciais para informar a população e desmistificar todos os preconceitos que colaboram negativamente para a prevenção desta neoplasia. O exame é rápido, indolor e não causa nenhuma reação após o procedimento”, comenta Fruet.

O oncologista reforça ainda que a recomendação é que todos os homens a partir de 50 anos passem anualmente com um urologista para realização do PSA, feito através do exame de sangue e toque retal. Para aqueles que têm história familiar de câncer de próstata, recomenda-se antecipar a consulta para 45 anos.

Também é importante estar atento aos sinais de alerta da doença. “Entre os principais sintomas estão dificuldade ou a alta frequência para urinar, presença de sangue na urina e dores ósseas – em casos mais avançados -”, diz Dr. Carlos Fruet.

Outro ponto que deve ser destacado é a necessidade de cuidar bem da saúde do corpo. “Devemos prevenir o câncer também através do cuidado com a saúde, adotando hábitos saudáveis. É importante não fazer uso de tabaco e bebidas alcoólicas demasiadamente, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta com baixo consumo de gorduras saturadas e ricas em frutas e vegetais”, finaliza.

De novembro a novembro, é preciso estar sempre alerta aos sinais do câncer

A informação é ferramenta determinante para desmistificar o câncer de próstata e incentivar a descoberta da doença em estágios iniciais. Não à toa, no Novembro Azul a tônica central das ações de conscientização traz o reforço da necessidade de um olhar atento para a realização de exames preventivos e consultas com especialistas.

Como estímulo a esse movimento, o Grupo Oncoclínicas promove a campanha De Novembro a Novembro, com uma série de ativações em plataformas digitais voltadas a um olhar positivo para o retorno das rotinas médicas no combate ao câncer de mama. Nas mídias sociais e por meio do hotsite especial Link, são disponibilizadas informações gerais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e outros que afetam amplamente a população masculina, direitos dos pacientes e outras dúvidas frequentes.

A iniciativa conta ainda com uma programação de conteúdos desenvolvidos por médicos especialistas voltados ao esclarecimento das principais dúvidas da população em geral, sobre os diferentes temas que se referem ao câncer.

Sobre a Oncoclínicas

Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina. O grupo conta com 129 unidades, entre clínicas de especialidades, diagnóstico e prevenção do câncer, centros ambulatoriais de tratamento infusional e radioterapia, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros de alta complexidade (cancer centers), estrategicamente localizados em 35 cidades brasileiras. Desde sua fundação, a Oncoclínicas tem passado por um rápido processo de expansão, com o propósito de elevar e democratizar o acesso ao melhor tratamento oncológico.

O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer. A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil como o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Para obter mais informações, clique aqui para acessar o site.

Compartilhe esta notícia: