Sebrae-SP e Estado de SP lançam 3ª fase de projeto para pequenos negócios ligados ao turismo de natureza e aventura

Compartilhe esta notícia:

Mais de cem empresas serão beneficiadas nesta etapa para implantação de sistema de gestão da segurança.

O Sebrae-SP e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) lançaram, nesta quarta-feira (14), a 3ª fase do Programa SP Ecoaventura, etapa que marca o início das consultorias para a implantação da norma técnica de sistema de gestão de segurança em mais de 100 empresas do estado, que operam atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura, como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada, bicicleta, entre outras. Essa fase será executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

O objetivo do Programa SP Ecoaventura é apoiar as empresas na implementação da norma técnica ISO NBR 21101 — Sistema de Gestão da Segurança, para que estejam de acordo com os requisitos e aptas a receberem a auditoria da certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Diversas empresas entre as 100 que receberão as consultorias em oficinas presenciais e virtuais até o primeiro semestre de 2023 estiveram presentes no auditório do Sebrae-SP, na capital paulista. Todas já participaram de seminários e cursos de gestão com o Sebrae em temas como marketing, finanças, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Nesta terceira fase, elas terão acesso ao conteúdo da norma técnica, que será apresentado durante o processo de assessoria.

Diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi (Foto: Ricardo Matsukawa)

“O turismo de ecoaventura é uma tendência no pós-pandemia e precisa estar ajustado às normas de segurança. Temos de melhorar o ambiente de negócios de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, o turismo foi um dos segmentos mais afetados. Contudo, com o avanço da vacinação e a diminuição de casos graves de Covid-19, o setor passa a ser um dos mais prósperos e fundamental para o desenvolvimento econômico de São Paulo. “O Programa SP Ecoaventura é peça-chave para o turismo no Estado de SP. O ecoturismo atua como propulsor dos pequenos negócios gerando renda e melhorando a qualidade de vida principalmente em regiões em que o Índice de Desenvolvimento Humano é abaixo da média do Estado. O Sebrae-SP caminha junto com as pessoas que empreendem e geram riquezas aonde é mais necessário”, destaca.

De acordo com dados da Adventure Travel Trade Association, o mercado global de turismo de aventura representa US$ 683 bilhões em negócios. Em 2013 o valor estimado era de US$ 375 bilhões. O setor cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Segundo levantamento da US News & World Report, o Brasil é o país número um do mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração atributos como hospitalidade, clima, divertimento e cenário.

Compartilhe esta notícia: