Cervejando – Carlsberg realiza o maior teste de mercado de sua garrafa reciclável de papel

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O grupo cervejeiro dinamarquês Carlsberg está realizando um teste em larga escala com sua Fiber Bottle, uma garrafa de cerveja produzida com fibras vegetais, 100% reciclável.

O teste vai contar com 8 mil unidades de cerveja Carlsberg que serão comercializadas com a garrafa inovadora em regiões da Europa Ocidental, colocando o produto pela primeira vez nas mãos de consumidores.

Com foco contínuo na evolução da tecnologia e práticas sustentáveis, a garrafa também contém cerveja fabricada com cevada orgânica e regenerativa. A Fiber Bottle foi anunciada como inovação a receber investimento da Carlsberg em 2019.

O piloto, que é vital para acelerar a ambição da Carlsberg de tornar a garrafa de cerveja uma realidade comercial e será testada em oito mercados: Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Polônia, Alemanha e França.

As garrafas serão colocadas nas mãos de consumidores locais, clientes e outras partes interessadas por meio de festivais selecionados e eventos emblemáticos, bem como amostragens direcionada de produtos. Testes nessa escala darão à Carlsberg a oportunidade de coletar feedback sobre as experiências das pessoas com o produto, o que dará subsídios para a próxima geração de design da embalagem.

Um marco importante para a Fiber Bottle é seu revestimento de polímero PEF à base de plantas, que foi desenvolvido pelo parceiro da Carlsberg, Avantium, empresa referência em química renovável. O PEF é feito inteiramente de matérias-primas naturais, é compatível com os sistemas de reciclagem de plástico e pode se degradar na natureza caso fique fora dos sistemas nacionais de reciclagem.

Além de seus benefícios de embalagem sustentável, o PEF funciona como uma barreira altamente eficaz entre a cerveja e a casca externa de fibra, protegendo o sabor e a efervescência da cerveja melhor do que o plástico PET convencional à base de combustível fóssil.

A parte externa da garrafa, produzida pela empresa de embalagens Paboco, consiste em fibra de madeira de origem sustentável e também é de base biológica. Esta concha tem o benefício adicional de propriedades isolantes que podem ajudar a manter a cerveja mais fria por mais tempo, em comparação com latas ou garrafas de vidro.

A garrafa é 100% de base biológica, além da tampa, que atualmente é necessária para garantir a qualidade do produto, e juntas a garrafa e a tampa são totalmente recicláveis. No futuro, Paboco, Carlsberg e parceiros na comunidade mais ampla de garrafas de papel estão explorando tampas de garrafas alternativas à base de fibra, com uma solução genérica prevista para 2023.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: