Agrônomo desenvolve AgroFloresta em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Área verde está sendo plantada no final da Rua Jayner de Paula Ferreira no Jardim Laranjeiras.

O Engenheiro Agrônomo Fernando Rodrigues Santos (foto) está formando uma AgroFloresta em Taquaritinga (SP). A área verde está sendo plantada no final da Rua Jayner de Paula Ferreira no Jardim Laranjeiras.

Denominada AgroFloresta “Ipê Verde” nasceu da ideia do Engenheiro Agrônomo Fernando Rodrigues Santos que na época em que cursava a faculdade no ano de 2001, teve a oportunidade de conhecer uma Agrofloresta e seus benefícios.

Desde então se iniciou um sonho que há três anos começou a ser concretizado em nossa Cidade. O principal objetivo desse projeto, além de trazer conforto para a comunidade local, é conscientizar as futuras gerações sobre os benefícios da educação e respeito pelo meio ambiente.

Despertando assim, o conhecimento do quanto são imprescindíveis atitudes relacionadas à preservação dos recursos naturais do planeta, assim como a melhora da qualidade de vida estar relacionada a conexão com a natureza.

Segundo informou Fernando Santos, esse “é um projeto robusto e com alto custo, o qual em quatro anos será investido aproximadamente 60 mil reais, entre insumos e mão de obra”.

O Projeto teve início em meados de 2019, com o plantio de cinco Ipês Amarelos, e atualmente conta com uma coleção incrível de árvores nativas como Ipês de várias cores, Jequitibá Rosa, Paineira Branca, Angico Vermelho e muitas outras.

Hoje quem observa a área se depara com a beleza e cuidado, mas no início não foi nada fácil, conforme relatou Fernando Santos, “foi preciso retirar muito lixo e entulho que era jogado de forma ilegal, assim como controlar o mato que estava em condições precárias”.

Pensando em um futuro próximo o objetivo do criador da AgroFloresta “Ipê Verde” é levar as escolas para participarem de práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental.

Para quem nunca havia escutado em falar sobre Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal, trata-se de um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a plantas que integram a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação vegetal e do solo.

Cuidar da natureza é um dever de todos.

Confira a timeline do projeto:

Agrofloresta GAIA

Compartilhe esta notícia: