Cervejando – Harmonização cerveja e comida italiana

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A culinária italiana está muito presente na mesa dos brasileiros. Tradicionalmente ela é harmonizada com vinho, mas aqui vamos harmonizar com cerveja, claro.

A refeição é dividida em quatro partes: antipasti (entradas); primi (primeira etapa do prato principal, normalmente são massas); secondi (segunda etapa do prato principal, composta por alguma proteína); e dolci (sobremesa).

Para o antipasti, a clássica bruschetta, que consiste em uma fatia de pão italiano com um preparado de tomates com manjericão e queijo, harmoniza com Witbier, uma cerveja leve, condimentada e cítrica.

Para o primi temos duas opções: macarrão com molho bolonhesa e risoto ao funghi. Para o macarrão, cervejas dos estilos Amber Lager, Brown Ale ou Belgian Pale Ale acompanham bem o molho feito com carne, salsa, cebola e tomate. Já para o risoto, a Dubbel consegue acrescentar sabores e contrastar com a untuosidade do prato.

Seguindo para o secondi com ‘Agnello al forno’, cordeiro assado acompanhado de batatas que cozinham junto. Experimente o prato com Old Ale, uma cerveja que possui notas maltadas adocicadas de caramelo, melado, nozes e toffee.

E para finalizar, o dolci com tiramisu. Esse doce é composto por camadas de biscoitos tipo champagne mergulhados no café e intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone e harmoniza por semelhança com uma cerveja do estilo Stout.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli e jornalista e sommelière de cerveja – [email protected] 

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: