Artigo: Chamado em prol do Lar

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Segantini*

São Vicente de Paulo foi um padre francês, que viveu no século 17. Foi reconhecidamente um sacerdote muito popular, conhecido por sua caridade aos mais necessitados. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não foi ele que fundou a sociedade que leva seu nome. A Sociedade de São Vicente de Paulo, também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, foi criada no século 19 por um grupo de jovens franceses liderados por Frederico Ozanam, inspirados pelo exemplo de São Vicente de Paulo.

Ainda hoje, as vivências de São Vicente de Paulo inspiram várias pessoas pelo mundo afora, inclusive aqui em Taquaritinga. Dentre as várias ações dos vicentinos na cidade, está o Lar São Vicente de Paulo. Mantido com o apoio da população heroicamente por abnegados cidadãos dedicados à causa de acolhimento dos idosos em estado de vulnerabilidade, o Asilo faz um trabalho imprescindível para as famílias que não têm condições de cuidar de seus entes queridos mais velhos por qualquer motivo.

Apesar de toda a dedicação e amor dos voluntários do Lar São Vicente de Paulo, infelizmente a entidade foi atingida pela crise que varreu o mundo a partir da pandemia de covid-19. Isso afetou de alguma forma a gestão de seus trabalhos, causando dívidas no caixa do asilo. Por causa disso, foi estabelecido que haveria uma intervenção promovida pelas instâncias superiores da Sociedade Vicentina, o que, na verdade, acabou agravando a situação, tal qual a pandemia também foi se agravando ao longo do tempo.

Agora, em uma nova tentativa de salvar o Lar São Vicente de Paulo de sua bancarrota, será feita a instalação de uma administração temporária enquanto deve ser eleita uma nova diretoria. Porém, ao invés de trazer pessoas de fora para cuidar da entidade, desta vez serão taquaritinguenses que vão fazer esse trabalho. Contudo, não podemos esperar que esses abnegados que aceitaram carregar o andor enquanto os novos diretores não são eleitos deem conta de todo o recado.

É chegada a hora de Taquaritinga mais uma vez provar seu valor. Alguns de nossos melhores cidadãos estarão à frente deste prestimoso e valoroso trabalho para evitar que o Asilo afunde de vez, mas é preciso que nos unamos a eles para que tenham êxito em sua empreitada. Nossa gente, que já foi capaz de erguer um estádio de futebol em 90 dias, que foi capaz de mandar 300 soldados para lutar na Revolução de 1932, que foi capaz de se levantar contra a República por ainda acreditar no Império, é mais uma vez chamada a se levantar, desta vez para ajudar o Lar São Vicente de Paulo.

Frederico Ozanam disse que seu propósito ao colaborar na fundação das Conferências Vicentinas era o de abraçar o mundo numa rede de caridade. É isso que o Lar São Vicente de Paulo em Taquaritinga precisa hoje: de um abraço de nossa cidade. Vamos nos unir, vamos nos darmos as mãos para que, juntos, possamos salvar o asilo de nossa cidade. Atendamos com alegria e disponibilidade o chamado dos nossos irmãos que estarão à frente deste tempo de intervenção na entidade para que ela possa seguir prestando os bons préstimos pelos quais é conhecida e reconhecida por todos nós.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: