Poupatempo: mais de duas décadas de avanços e conquistas

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Governo paulista tem como premissa o respeito pela população paulista no atendimento de suas demandas.

Por: Rodrigo Garcia*

Há exatos 24 anos, em outubro de 1997, nascia o Programa Poupatempo. Desde então, vocacionado a ser referencial de excelência por facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado e já carregando na sua concepção o DNA da inovação. Isto se deu porque a Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que gerencia o programa, tem como premissa o respeito pela população paulista no atendimento de suas demandas.

A coroação dessa trajetória com sucessivos reconhecimentos e confiança dos usuários nos dá a certeza de que o digital é a expressão máxima de modernidade e eficiência quando se fala em revolução tecnológica na oferta de serviços. Hoje, o portal www.poupatempo.sp.gov.br e o aplicativo Poupatempo Digital disponibilizam mais de 150 opções online, 24 horas por dia. E a meta é ampliar as possibilidades, com 180 serviços eletrônicos ao final deste ano e a pelo menos 240 em 2022. Sem dúvida o Poupatempo tá on.

Até chegarmos ao atual status de digitalização, que foram bandeiras apresentadas pelo governador João Doria desde o início desta gestão, e coordenadas pela Secretaria de Governo, muitos foram os desafios enfrentados, e todos eles muito bem-sucedidos.

Importante traçar a linha histórica do Poupatempo. O primeiro marco atestando sua qualidade se deu em agosto de 1999: menos de dois anos após a fundação, com cinco postos em operação, o programa já atingia 10 milhões de atendimentos prestados. Em 2004, saltou para 100 milhões e hoje são mais de 640 milhões de pessoas atendidas.

A implementação da coleta biométrica para emissão de RG e CNH, o agendamento eletrônico e o modelo Balcão Único de atendimento foram efetivados ao longo do tempo. Essa expansão resultou em sete prêmios consecutivos concedidos pelo Datafolha, na categoria melhor serviço público. E o mais relevante: o reconhecimento do cidadão, nossa razão de existência e para quem direcionamos todos os esforços. Em pesquisas internas com o público nas unidades, a aceitação do Programa é de 99%.

Destaques mais recentes são os totens de autoatendimento; o assistente virtual Poupinha, que já fez mais de 340 milhões de interações, e o lançamento do novo modelo de postos de atendimento, mais compactos e modernos; a nova versão do portal; do app Poupatempo Digital; e a incorporação dos serviços do Detran.SP ao atendimento nas unidades e no meio digital.

Continuaremos atuando diariamente com intensidade, para que o Estado esteja cada vez mais presente na vida população. A missão desta gestão será sempre entregar mais e melhor. Isso é respeito pelas pessoas.

*Rodrigo Garcia é Vice-governador e Secretário de Governo do Estado de São Paulo.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

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