Isolamento Inteligente: Instituto Butantan apresenta resultados do Projeto realizado em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Dos 606 moradores testados no último inquérito, ninguém testou positivo.

Na manhã deste sábado (25), o Instituto Butantan apresentou os resultados do Projeto “Isolamento Inteligente“, desenvolvido em Taquaritinga, para ajudar no combate à pandemia de Covid-19. O Projeto teve como objetivo a testagem para detecção do novo coronavírus em moradores da cidade.

Ricardo Haddad (foto), coordenador do Instituto Butantan, disse que a variante predominante na cidade ainda é a gama (P1), mas a tendência é que a variante Delta predomine nos próximos meses, como tem acontecido em outros lugares.

Os inquéritos domiciliares foram do tipo seriado, que objetiva estimar incidência de SARS-CoV-2 na população, acompanhar os casos positivos e monitorar todas as pessoas que tiveram contato com o caso, avaliar os dados secundários dos óbitos decorrentes da contaminação e estimar a prevalência de SARS-CoV-2 ao final do projeto.

O cálculo amostral foi realizado por cluster, baseados em localizações das Estratégias Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde
(UBS) do município.

A primeira fase ocorreu de 3 a 5 de junho (22ª semana epidemiológica), em que 358 casas foram visitadas, e dessas, foram entrevistadas e testadas 791 pessoas. Ao projetar a incidência (3,2%) encontrada na primeira fase do inquérito domiciliar, estimou-se que 1836 habitantes estavam com o vírus.

Na segunda fase, ocorrida entre 17 e 19 de junho, 431 domicílios foram visitados e a estimativa foi que 631 moradores estavam com a doença.

Já na terceira fase, entre 1 e 3 de julho, 489 residências foram visitadas e 728 pessoas entrevistadas e testadas e a estimativa foi que 80 moradores estavam positivos.

Nenhum caso positivo foi identificado na quarta fase, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho e 726 habitantes foram testados.

A quinta fase ocorreu de 29 a 31 de julho de 2021 (30ª semana epidemiológica), sendo visitados um total de 420 domicílios. O total de pessoas entrevistadas e testadas foi de 701 e estimou-se que 493 pessoas estavam com SARS-COV-2.

Entre os dias 12 e 14 de agosto a estimativa foi que 92 moradores estavam com a contaminação, essa foi a sexta fase do projeto, em que 609 pessoas foram testadas e a estimativa de contaminação foi de 92 pessoas.

A penúltima fase aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto, em que 643 testes foram válidos e 420 domicílios foram visitados. A estimativa é que 447 pessoas estavam contaminadas no município.

A última fase do projeto foi entre os dias 14 e 16 de setembro e das 606 pessoas testadas, nenhuma resultou positivo para a doença.

Os relatórios foram elaborados pela Equipe de Epidemiologia do Instituto Butantan
(Claudia Renata dos S. Barros e Elaine Cristina Marqueze).

Estiveram presentes no evento: o Coordenador do Instituto Butantan, Ricardo Haddad, o Secretário da Saúde, José Fonseca Neto, o Prefeito Vanderlei Mársico, o vereador Valmir Carrilho e outras autoridades municipais.

Compartilhe esta notícia: