Politicando – Dinheiro em Caixa

Compartilhe esta notícia:

Por: Léo Oliverio*

Dinheiro em Caixa

Na última semana de junho a Câmara Municipal devolveu para a Prefeitura as sobras acomuladas no primeiro semestre do duodécimo recebido, num total de R$ 800 mil. Tratou-se de um pedido do Secretário de Finanças, Carlos Fernando Montanholi, aos vereadores.

Pela lei este valor não gasto pelo legislativo deve ser devolvido até o último dia útil do ano, mas pode ser antecipado conforme alinhamento entre Prefeito e Vereadores. A atitude é bem vista por todos, pois o valor possivelmente não seria gasto pelo legislativo e faz falta na administração municipal, que sempre está com a arrecadação abaixo das expectativas.

Neste momento, cabe mais do que nunca austeridade nos gastos públicos. A pandemia persiste e possivelmente teremos mais um ano perdido para todos, portanto não é momento de gastar sem controle. É momento de administrar com cuidado cada vez maior o dinheiro público.

Poço do Laranjeiras IV

Percebi uma movimentação nos últimos dias no Poço de Captação de Água do Laranjeiras IV, com a presença de equipes externas e um guindaste. Pelo pouco que conheço do assunto, pude notar que revestiram novamente o poço e instalaram (até que enfim) a bomba.

Para quem não conhece a história, aquele poço teve uma bomba perdida durante a instalação há cerca de 2 anos, sendo necessário uma operação de “pesca” para remover a bomba que se perdeu.

Durante este período, para viabilizar as construções no novo bairro, foi realizada a interligação das redes de água entre o Laranjeiras III e IV (que provavelmente iria ocorrer de qualquer modo), mas que ocasionou uma queda de pressão da água no bairro mais antigo, fruto de reclamações intermináveis dos moradores até os dias de hoje.

Com a remoção da bomba ocorrida em novembro/2020 o caminho ficou livre para a ativação definitiva daquele ponto de captação, que parece estar próximo de ocorrer. Agora, com o início do funcionamento do novo poço e da caixa d’água, os moradores esperam que se regularize a questão da pressão da água no Laranjeiras III.

*Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: