Impasse: Prefeitura de Taquaritinga (SP) busca local para implantação da escola cívico-militar

Compartilhe esta notícia:

O vice-prefeito de Taquaritinga, Luiz Fernando Coelho da Rocha (foto), afirmou em entrevista ao Jornal O Defensor, na tarde de quarta-feira (16), que o local em que a escola cívico-militar ainda não está definido.

Luiz Fernando disse que “antes de definir o local a Prefeitura está pensando em três possibilidades: a escola Mineo Rossi, a escola Modesto Boher e onde funciona hoje a Secretaria da Educação, que em breve estará localizada no prédio da Prefeitura”.

O vice-prefeito comentou que “em 1986 o prédio da secretaria da educação foi doado para o estado, por razões desconhecidas da época e durante a gestão do ex-prefeito Paulo Delgado, ele solicitou o empréstimo do local, então é um prédio estadual e não municipal”.

Ele explicou que a “escola Mineo não tem muito espaço para que ampliações sejam feitas e no local funciona uma creche e aulas de ensino fundamental I, e esses alunos teriam que ser realocados para outras escolas, pois a escola cívico-militar tem como público-alvo os alunos de ensino fundamental II e ensino médio”.

Segundo Rocha, existe uma demanda de estudantes, tanto do Jardim São Sebastião quanto do Paraíso, Santo Antônio, entre outros e a escola Modesto Boher está na região central entre esses bairros, além de ter mais de 11 mil metros quadrados e pertencer ao município. “Outra vantagem é possuir estrutura básica para o acolhimento dos alunos, pois passou recentemente por reforma. O único problema seria a realocação dos mais de 180 alunos que hoje estão matriculados na escola”, acrescentou.

Fachada da Escola Modesto Boher

De acordo com Luiz Fernando, “o desejo da municipalidade é que ingressem na escola cívico-militar os alunos que queiram estudar nela e os profissionais da educação que queiram participar do projeto”.

A prefeitura afirmou que tinha a intenção de realizar, na próxima semana, uma reunião com as lideranças da cidade, com a imprensa, vereadores e representantes para melhores esclarecimentos e um termo intenção de matrícula para mensurar quantas pessoas vão querer participar do projeto também será feito.

Tem circulado nas redes sociais um abaixo-assinado contra a implantação na escola Modesto Boher. No formulário a ser preenchido, consta o seguinte texto: “nós, mães, pais, responsáveis e membros da comunidade escolar da EMEB Modesto Boher, viemos através desse abaixo assinado nos manifestar contra a transformação da escola em escola militar e consequentemente a extinção da oferta da educação fundamental I na escola. O “Modesto” é uma das escolas de referência do município de ensino fundamental I, se houverem melhorias a serem propostas que sejam para fortalecer ainda mais esse nível de ensino, tão importante para nossas crianças e nossa comunidade.

Em março deste ano, os vereadores de Taquaritinga se para uma Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente da Câmara, Tenente Lourençano, a pedido do prefeito Vanderlei Mársico, onde três projetos do Executivo foram aprovados, entre eles o que autorizava a Prefeitura a aderir ao programa federal que institui Escolas Cívico-Militares em algumas cidades brasileiras e foi aprovado por 13 a 1.

Na época, a vereadora Profa. Mirian Ponzio explicou que só se posicionou contra, após ter seu pedido de vista rejeitado, porque gostaria que houvesse mais esclarecimentos por parte do Executivo e até mesmo uma reunião com a comunidade da Escola Estadual Felícia Adelvais Pagliuso, no Jardim São Sebastião, onde o programa deveria ser implantado.

Compartilhe esta notícia: