Artigo: Já deu

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Segantini*

Parece que estamos vivendo em um filme de apocalipse: em pânico em razão da proximidade do fim do mundo, alguns estão querendo curtir a vida ao máximo, outros estão querendo se aproveitar do momento para conseguir alguma vantagem e há os que estão assustados e recolhidos. Nunca, em nenhum momento da história recente, vivenciamos algo semelhante. Para piorar, especialmente no Brasil, tem havido uma polarização partidarizada que, em vez de favorecer uma união de esforços em torno da busca pela solução do problema, nós estamos perdendo tempo discutindo e brigando por coisas idiotas.

O debate do momento é a respeito da vacinação. Como todos nós conhecemos, há pessoas que anunciam que tentarão ou tentaram furar a fila para tomar a vacina contra covid-19. Se conseguiram ou conseguirão, não saberei dizer. Mas o fato de relatos e boatos afins circularem em nossa cidade é suficiente para causar alvoroço. Para piorar, a priorização para ser imunizados em critérios que nem sempre podem ser aferidos a olhos vistos coloca em dúvida se quem se beneficiou deste regramento mentiu ou não. Todo mundo duvida de todo mundo e ninguém confia em ninguém.

Como demonstra o que aconteceu na cidade de Serrana, se conseguirmos ter uma cobertura vacinal superior a 75%, nossa população poderá se sentir mais segura. Portanto, quanto mais gente vacinada, melhor; se destas pessoas vacinadas formos nós mesmos, melhor ainda. Então, devemos nos alegrar em saber que as pessoas vacinadas, mesmos que não tenhamos sido ainda. A verdade é que, neste momento em que a imunização tem sido feita prioritariamente a pessoas de mais idade ou portadoras de comorbidades ou deficiências, se você ainda não foi vacinado, sinta-se alguém de sorte: significa que você é jovem e saudável.

Se ainda não tomou sua vacina, a culpa não é de quem, por ter mais risco de óbito caso seja infectado, teve sua imunização priorizada. Se ainda não tomou sua vacina, a culpa pode ser de quem furou a fila de imunização, mas lembre-se que essa fila só existe porque não tem vacina para todo mundo. Se você ainda não foi vacinado, a culpa é, principalmente, porque não tem vacina disponível para todo mundo. Não tem vacina para todo mundo porque o Governo Federal demorou para tomar as providências que lhe cabia quando deveria ter agido com a mesma agilidade com que aceitou a realização da Copa América em nosso país. No entanto, criticar a demora na vacinação sem atribuir a responsabilidade devida ao Governo Federal é a mesma coisa que ser contra a Copa América enquanto torce para seu time do coração no Campeonato Paulista ou no Campeonato Brasileiro.

Use máscara, higienize sempre as mãos, guarde o distanciamento social, agradeça a Deus pela benção concedida aos que já foram imunizados, clame pela sua Misericórdia aos que estão enfermos pelo coronavírus, peça ao Senhor para que ilumine nossos gestores para que sejam capazes de providenciar mais vacinas para nossa gente e torça para o Brasil ganhar a Copa América. E pare de nos aborrecer com esse blábláblá ideológico no qual ou se é a favor de Bolsonaro ou se é a favor de Lula.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: