Cervejando – Grupo Petrópolis inicia venda de lúpulo cultivado no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O Grupo Petrópolis é a primeira de grande porte no país a disponibilizar para venda parte do lúpulo cultivado em sua fazenda, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, por meio do e-commerce Bom de Beer. As variedades Cascade Argentino e Triple Pearl serão comercializadas por R$ 24,99 o pacote de 100g, com armazenamento em atmosfera modificada para preservar ao máximo os aromas. O lote tem validade de dois anos, com entrega nacional.

O projeto de cultivo de lúpulo do Grupo Petrópolis tem o objetivo de desenvolver a cultura no país para atender à crescente demanda do mercado cervejeiro nacional, com a proposta de disseminar conhecimento adquirido e facilitar o acesso do lúpulo aos pequenos produtores.

Foto: Reprodução

Desenvolvido em parceria com o Viveiro Ninkasi desde 2018, o projeto do Grupo teve investimento inicial de R$2,5 milhões e foi o primeiro do país a obter o termo de conformidade emitido com o aval do Mapa e a possuir nota fiscal de origem das plantas. O projeto está em franca expansão na fazenda de Teresópolis e já teve duas grandes colheitas realizadas desde o início.

Em 2021, a plantação vai somar 20 mil mudas, plantadas em mais de dez hectares, divididos em cinco fases. Outra conquista importante para o projeto do Grupo Petrópolis foi o Selo de Origem da Planta, obtido pela primeira vez no país pelo Viveiro Ninkasi, em dezembro de 2020. Todas as cultivares plantadas a partir da fase três do projeto do Grupo já terão esse Selo de Origem para comercialização.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: