Cervejando – Cervejaria Zapata investe em práticas sustentáveis

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O lema da cervejaria rural Zapataé o de produzir cerveja de qualidade, autoral e sustentável num ambiente rural.

Os progressos alcançados pela Zapata estão ligados a ampliação de capacidade e aumento da complexidade de sua produção, evolução do seu projeto de práticas sustentáveis e investimento na experiência do público em seu espaço junto à natureza.

A cervejaria dobrou sua capacidade de produção no ano passado, passando de 8 mil para 16 mil litros por mês.Além do ganho em volume na fábrica, a Zapata ampliou a complexidade de seu sistema produtivo ao adquirir um sistema de ciclohopping, que aumenta a eficiência da etapa de dryhopping, e aumentou a capacidade em barricas de carvalho, destinadas a maturação em madeira, para 1.200 litros.

Também houve avanços nas práticas sustentáveis da cervejaria, ampliando o trabalho de compostagem, permacultura e agroflorestamento, que oferecem oportunidades de desenvolvimentos de produtos no campo de forma harmoniosa com a preservação dos recursos naturais como água e solo.

A Zapata oferece experiência de contato com todo este ambiente ao público nos eventos “Porteira Aberta” realizados mensalmente e também no festival anual “Zapata in Concert Beer Festival” que conta com a combinação de arte, bandas autorais, cerveja e clima ao ar livre num verdadeiro ecossistema cervejaria, cultura e natureza.

Criada em 2015 na zona rural de Viamão, o empreendimento é pioneiro no Brasil em um conceito chamado Farmhouse Brewry. A ideia é utilizar insumos e produtos sustentáveis e naturais, sem agredir o meio ambiente, e racionar a água utilizada na produção.

Há utilização de leveduras e insumos próprios e também óleos de frutas do próprio sítio, além de cuidarem do destino correto de resíduos sólidos.

A microcervejaria possui vinte e quatro rótulos de diferentes qualidades de cerveja, sendo dez fixos de produção ao ano. As demais são as chamadas cervejas sazonais, cuja produção varia conforme as estações do ano. A capacidade de produção varia de 8 a 10 mil litros de cerveja por mês.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: