O Plá do Tuca – 20 de março de 2020

Compartilhe esta notícia:

Por: Tuca Sant’Anna*

O dia que Zita Mendonça me deu a Bundas

Tava eu na varanda de casa, observando o movimento das pessoas que faziam compras no Iquegame Supermercado, quandome aparece como corisco, com sua motocicleta possante, o enxadrista e batuqueiro Zita Mendonça (nome que herdou de sua mãe) no portão da residência.

O irrequieto torcedor da Portuguesa Desportos, vide ManéBueno ex-SAAET, queria por toda lei me dar a Bunda’s. Era a edição número 6 da destemida revista criada pelo cartunista Ziraldo, de 20 a 26 de julho de 1999, tendo como editor Sérgio Augusto e editorial de Luís Fernando Veríssimo (“Botaram água nas nossas cervejas!”).

 Aceitei logo a Bunda’s oferecidapelo Mendonça.  Bunda’s é o contrário de Caras.

Mas o Zitatava irresistível: levou também pra mim o jornal Dois Pontos (o logotipo é igualzinho!!!), jornal de estudantes, produzido sob responsabilidade do CEAC (Centro de Estudos de Artes e Comunicações) em outubro de 1975. A página Angu Geral é o próprio.

Mais uma vez aceitai a oferta feita pelo Mendonça. Mas ele queria serviço completo. E fez sua derradeira promoção.

Zita me entregou de mão-beijada (sem hora extra ou adicional noturno) mais um pacote de quatro memoráveis edições d’O Pasquim. Quatro Pasquinsé melhor do que uma Bundas. Ou vice-versa!.

O dia que Tuca Sant’anna se rendeu à burguesia

Depoisde quase um lustro (êpa!) dedicado ao combate às forças conservadoras e burguesas, o jornalista Tuca Sant’Anna se rendeu aos encantos da loirinha e cheirosa espumante. Comprou meia dúzia de latinhas da cerveja Burguesa disponível no Bar do Sérgio (chamado de Esquina do Rock) e mandou pra goela abaixo.

Ao contrário da música de Cazuza que diz escancaradamente que “a burguesia fede”, Tuca Sant’Anna constatou que a cerveja “Burguesa” cheira bem e tem um paladar saborosíssimo lá por volta das 18 horas.

Recomendo depois de seguir o conselho de meu filho Luiz Fernando (o Luma) pra beber a famigerada “Burguesa”, que tem uma dama balzaquiana no rótulo, do jeito que eu gosto.

Ele trouxe!

E não é que o Dito Franco, camarada de quatro costados, antes mesmo de terminar a concretagem de seu quintal (onde pretende fazer uma enorme churrasqueira), já deixou no alpendre da minha casa o prometido fardinho de Crystal pra gente bebericar juntos.

Boteco do Duna’s será aberto antes do Cine São Pedro

Antes mesmo do Centro da cidade, bem antes do Cine São Pedro terminar e do (Cido) Bulevard ganhar forma, vai estar funcionando o Boteco do Dunas’ Panquecas, que não vai vender panquecas. Será no antigo Bar do Righeto, que durante anos o ex-prefeito Tato Nunes liderou como o quartel-general (QG) do time do Veteranos.  Foi muito bom, aliás.

Fechou e agora o Duna’s vai reativar como ganha-pão nos mesmos moldes do anterior. Quero tomar uma todas as tardes.

Como o Duna´s tá pensando em inaugurar o boteco justamente no Dia 1 de Maio, Dia do Trabalho, nada mais justo do que homenagear os incansáveis trabalhadores taquaritinguenses.

O Turco Nicolau, por exemplo, tá andando de muleta por causa de tanto trabalho.

Seria louvável se o Edevídio Bussadore, Quinho Bagliotti, Pessegada, Zé Inocêncio (com o perdão da palavra!), Wilson Abdalla, Luizão Dib, fizessem uma re-edição da Enxada de Ouro (lembram-se?) pra comemorar a data.

Ninguém acredita no aniversário do Dr. Fúlvio

Por muitos anos, o aniversário do Zezinho Sãopaulino passou despercebido. Ou seja, todo mundo achava que era gozação.

Zezinho chegava nas concentrações (êpa!) e convidava pro seu aniversário. Aí o pessoal perguntava quando é. Ele respondia: Primeiro de Abril. Ninguém aparecia.

Então Zezinho ligou seu aniversário ao do ex-prefeito Dr. Fúlvio Zuppani, que também faz aniversário no mesmo dia. O Dia da Mentira.

Do jeito que o papai queria

A recomendação das autoridades é que agora quem tem mais de 60 anos não saia pra trabalhar. Que trabalhe em casa, ora bolas. Nem precisa mandar duas vezes. O brasileiro que é uma mistura de jeca-tatu e Macunaíma tá gostando pra mais de quilômetro.

Psol agora só quer sombra e água fresca

Por causa da pandemia de coronavírus também o encontro da esquerda marcada para sábado (14) em Sertãozinho foi cancelado.

O PSOL de Taquaritinga que seria representado no evento com Dorival Borelli e Danilo Fischer deve marcar nova data pro seu seminário.

Já a manifestação pro presidente Bolsonaro realizada em Taquaritinga liderada pelos vereadores CidoBolivar e Juninho Previdelli foi mantida no domingo (15), às 10 horas, em frente ao ITES.

É que como o evento com certeza não reuniria mais de 100 pessoas não ofereceria risco nenhum pra saúde pública.

Obrigado Ditinha

Bate-papo ligeiro ao lado da garagem do Anderson Veículos. Com a professora Ditinha Mársico.  Ela queria notícias de meu filho Sérgio Augusto, que agora tá morando e trabalhando em Tubarão (SC) com a Priscila e as duas gauchinhas: Beatriz e Valentina.

A quem interessar possa

Quando eu terminava este PLÁ, meu filho Luiz Fernando, conhecido por Luma, chega da sessão ordinária da Câmara Municipal portando uma garrafa da cerveja mexicana Corona Extra, presentão do sempre amigo Fred de Marco.

*Tuca Sant’Anna é jornalista e colaborador de O Defensor

Compartilhe esta notícia: