Dia 4 de outubro dia de São Francisco de Assis

Compartilhe esta notícia:

Hoje 4 de outubro é comemorado Dia de São Francisco de Assis. 

A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica. São Francisco de Assis é conhecido como padroeiro dos animais e da natureza, e também por ser o santo dos pobres.

Breve resumo da história de São Francisco de Assis

Francisco nasceu na cidade de Assis, (Itália), em 3 de julho de 1182. Filho de pais ricos, o jovem Francisco aproveitou sua infância e adolescência desfrutando de riqueza, sendo também um jovem vaidoso.

Porém, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou toda a vida de luxo e riquezas para  ficar com a “Senhora Pobreza” e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Em uma dessas meditações, ele recebeu uma visão que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

Querendo melhorar suas meditações sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo assim o primeiro presépio, que depois se tornou tão popular no Natal.

Seguindo seu caminho como peregrino de Deus, Francisco e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, como o Egito, Chipre, Roma, Síria e outras cidades e lugares considerados sagrados.

Outra fato grande, era o amor de Francisco pelas “obras de Deus”, ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido era imenso. Ao abrir mão de toda a sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

No Brasil, a partir do sincretismo religioso, São Francisco de Assis foi incorporado pela Umbanda e Candomblé, sendo venerado sob a figura de Xangô.

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226, e foi sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis.

Após dois anos da sua morte foi Francisco foi canonizado pelo Papa Gregório IX (1145-1241). Foi uma das mais rápidas canonizações da História da Igreja.

Compartilhe esta notícia: