Sobe – Taquaritinga comemorou em grande estilo seu aniversário de emancipação político-administrativa. Comemorado no último sábado, 16 de agosto, o dia contou com bolo gigante, presença de autoridades regionais e show de artistas locais na praça central da cidade.
Desce – Diferentemente de anos anteriores, quando se gastavam verdadeiras fortunas com shows de artistas de renome nacional, a festa ocorreu de forma simples, mas de um jeito que a população curtisse o dia e não deixasse a desejar em nenhuma outra comemoração.
Sobe – O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Antônio Thomaz Donato, localizado no Jardim Micali, em Taquaritinga, está com inscrições abertas para o 2º Ciclo de Palestras de Orientação para Gestantes de 2025. A iniciativa busca oferecer informações fundamentais para garantir o bem-estar das mães e de seus bebês durante a gestação.
Desce – Infelizmente, muitas mulheres ainda não possuem as informações necessárias para o cuidado de seus bebês, e ações como essa, oferecidas pelo CRAS, se fazem necessárias. O objetivo é fornecer orientações práticas sobre o pré-natal, cuidados com a saúde da gestante, vacinação, direitos sociais e fortalecimento do vínculo familiar, preparando as participantes para o período gestacional e para a chegada do bebê.
Sobe – Na manhã de 21 de agosto de 2025, a Unidade de Saúde Ítalo Curti, localizada no Jardim São Sebastião, promoveu o encontro “Agosto Dourado – Juntos pela Amamentação”, que trouxe como tema “Proteção que vale uma vida inteira”. A iniciativa fez parte das ações do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, e reuniu gestantes e mamães em um espaço de troca de experiências, informações e incentivo.
Desce – Para quem não sabe, o Agosto Dourado é uma ação voltada para dar destaque ao aleitamento materno, tema que ainda é um tabu entre muitas mulheres. Durante a atividade, profissionais de saúde reforçaram a importância do aleitamento materno não apenas para o fortalecimento do sistema imunológico e desenvolvimento saudável das crianças, mas também como prática que consolida o vínculo afetivo entre mãe e bebê.
Sobe – Na noite de 20 de agosto, o Cine Teatro São Pedro, em Taquaritinga, foi palco de um dos momentos culturais mais marcantes do ano. A renomada São Paulo Companhia de Dança (SPCD) apresentou-se às 20h, em um espetáculo especial que emocionou e encantou o público.
Desce – Uma pena que, infelizmente, boa parte da população não compareceu e não prestigiou ações como essa. Vale lembrar que, nesta última semana, tivemos um belo espetáculo da São Paulo Companhia de Dança e o Cine Teatro São Pedro não estava lotado. Uma pena!
Sobe – A programação da noite contou também com a participação de grupos locais e convidados, que deram início às apresentações. Entre eles estavam o Centro Contemporâneo de Dança, com a obra Duo, de Alexandre Calera, sob direção de Ana Lofrano; a Cia Francisco Duarte em parceria com o Ponto de Cultura Portidançando – ETAM Santa Cecília, com a coreografia N’Golo, de Guilherme Pozzetti; e a Cia de Dança Dalma, com o espetáculo Suburbanos. Vale destacar também que o ponto alto da noite ficou por conta da SPCD, que levou ao palco três coreografias de grande destaque: Pas de Deux de Alvorada, de Yoshi Suzuki; Grand Pas de Deux de Dom Quixote, em versão adaptada pela companhia; e Umbó, de Leilane Teles. Cada apresentação foi marcada pela excelência técnica, pela expressividade artística e pelo envolvimento dos bailarinos, conquistando aplausos de pé da plateia.
Desce – Um rapaz de 28 anos teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça na tarde de terça-feira (19), no Jardim Sesquicentenário, em Taquaritinga (SP), após investigações da Polícia Civil confirmarem que ele importunava e difamava uma moradora da cidade por meio de perfis falsos em redes sociais. O acusado já está detido na cadeia de Santa Ernestina (SP), à disposição da Justiça.
Sobe – Entre os dias 22 e 24 de agosto, Taquaritinga foi palco de um dos maiores eventos culturais da região: o 17º Criarte Festival de Dança, realizado no Cine Teatro São Pedro. A iniciativa reúne grupos de 42 cidades, trazendo ao público um espetáculo diversificado, que valoriza tanto os talentos locais quanto artistas de renome no cenário da dança.
Desce – Um requerimento conjunto apresentado pelos vereadores Baixinho do Posto, Fernandinho Cabeleireiro, Gabriel Belarmino, Meire Mazzini e Arnaldo Baptista ganhou destaque ao solicitar ao prefeito uma série de esclarecimentos sobre o Relatório de Fiscalização – Acompanhamento do 1º Quadrimestre das Contas da Prefeitura (TC-006661.989.24), referente ao exercício de 2025, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O documento apresentado na Câmara pede informações detalhadas em seis pontos centrais. O primeiro diz respeito aos depósitos previdenciários, solicitando esclarecimentos sobre a insuficiência dos pagamentos referentes a janeiro e fevereiro junto ao DEPRE, além do envio de comprovantes de recolhimento e plano de regularização. Aguardemos!
Sobe – A taquaritinguense Ramira Gabrieli entrou para a história no último dia 19 de agosto, ao ser coroada Rainha do Jaguariúna Rodeio Festival 2025, um dos eventos mais tradicionais e expressivos do calendário sertanejo paulista. O feito ganha ainda mais relevância porque Ramira é a primeira mulher negra a conquistar o título, tornando-se símbolo de representatividade e inspiração para toda a região.
Desce – Na noite de segunda-feira, 18 de agosto, durante a 18.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, os vereadores apresentaram uma série de requerimentos ao Poder Executivo. Entre eles, um pedido apresentado pelo vereador Véio Modesto chamou a atenção por tratar da gestão da Área Azul, sistema de estacionamento rotativo do município.
Sobe – No documento, o parlamentar solicita que o prefeito municipal responda, em caráter de urgência, a uma série de questionamentos relacionados à transparência e ao destino dos valores arrecadados. O primeiro ponto trata do valor total dos repasses feitos pela empresa responsável pela exploração do serviço. Em seguida, o vereador cobra informações sobre a existência de uma conta bancária específica para o recebimento dos recursos, questionando, caso não haja, os motivos da inexistência de tal medida.
Desce – Outro ponto levantado diz respeito à destinação do dinheiro arrecadado. Segundo o requerimento, é necessário esclarecer se os valores obtidos com a Área Azul estão sendo utilizados exclusivamente para custear as despesas da Comutran (Coordenadoria Municipal de Trânsito) e para investimentos no aperfeiçoamento do trânsito local, como prevê a finalidade do serviço.
Sobe – Além dos esclarecimentos, Véio Modesto solicitou que o Executivo encaminhe à Câmara um relatório detalhado de aplicação dos recursos obtidos com a Área Azul desde janeiro de 2025. O objetivo, segundo ele, é permitir uma análise mais clara da utilização desses valores e verificar se eles estão sendo revertidos, de fato, em melhorias para a mobilidade urbana e a organização do tráfego.
Desce – Chegamos ao final de mais uma edição do Sobe & Desce, obrigados pela sua leitura! Mesmo que você goste ou não da gente, o que vale é você ficar muito bem informado com as nossas matérias e notícias de Taquaritinga e região. Até a próxima!



