Artigo: Brasil – um país largado

Compartilhe esta notícia:

Por: Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli*

Nas mãos calejadas, da reles política, é óbvio, do arqui-inimigo da ética, da moral e dos bons costumes – o Centrão! Contudo, vamos em frente, com a nossa indignação nacional da política vigente, e com o sentimento vexatório, como brasileiro,que vivenciei ao assistir à passagem do embusteiro e golpista mandatário mor, na ONU. E mais uma vez, aos olhares do mundo, o embusteiro e golpista mandatário mor, mostrou como é totalmente e assaz despreparado pessoalmentee desprovido de qualquer traquejo político e não teve a mínima ideia do que é discursar na ONU.

O seu reles discurso abordou temas nacionais e parcas informações acerca da política internacional brasileira. Mentiu acerca dos números do desmatamento. Revelou o quanto é lesado acerca de conceito e definição de sistema político/econômico, afirmando que o Brasil estava à beira do socialismo. Não só não estava à beira de nada, como ficou claro que o embusteiro e golpista mandatário mor não tem a mínima informação sobre o que de fato é o sistema econômico socialista- o Estado paga a conta, o lucro é social, bolsa família e auxilio emergencial, que contrapõe ao sistema econômico capitalista- o capital nacional ou internacional investe,  em energia e saneamento básico/ou, o lucro é monetário. O sistema econômico capitalista é majoritário no Ocidente.

Todavia, continuando, o nosso embusteiro e golpista mandatário mor, utilizando de uma egóica elocução informou sua opção religiosa, composição familiar que defende e outras egóicas opções. Vexame. Indignação. E ainda, para mais vexame para nós, várias manchetes de jornais do ocidente chamaram, o embusteiro e golpista mandatário mor, de “mentiroso. ” Não é fácil. Outra farsa aconteceu no encontro do embusteiro e golpista mandatário mor, com o Primeiro Ministro inglês, momento que o inglês, muito à vontade, afirmou que tomou as duas doses de vacina, e o brasileiro, com cara de palerma, apontando para o peito, afirmou que não tomou a vacina, como se fosse uma glória, mantendo uma mensagem ambígua, que contribuiu com as mortes de 550.000 brasileiros e mais, pois o número de óbitos não para de crescer. Triste contraponto, em plena pandemia, momento histórico marcante, no qual todos os líderes de Estados internacionais, cônscios de suas responsabilidades, tomaram as vacinas edivulgaram, através de mídias, para motivar e estimular os seus conterrâneos a fazerem o mesmo.

E, enquanto isto, com o malfadado exemplo e seu negacionismo, muitas pessoas não voltam para tomar a segunda dose e outras não aceitam a vacinação. Enfim, no plano internacional, vários líderes e jornais europeus chamaram o embusteiro e golpista mandatário mor de “mentiroso”. Mais uma vez, durante esta administração, a imagem do nosso Brasil foi pejorativamente e depreciadamente mostrada aos olhos de todos os representantes de governos na Assembleia Geral da ONU, como uma “republiqueta de bananas”.

Enquanto isto, a Câmara dos Deputados, deita e rola, aprovando matérias, obvio ululante, que favorecem, apenas e tão somente, os nobres mercenários Deputados. E, enquanto isto, já que não governa, o embusteiro e golpista mandante mor, percorre o nosso país, em franca campanha política, inaugurando obras que começaram em outros mandatos – e, como bom exemplo, de líder cônscio de sua responsabilidade, realiza a andança sem máscara. (ah! Sim, e a Primeira Dama tomou vacina nos “esteitis”, que coisa não?…).

Mas, voltemos ao embusteiro e golpista mandatário mor, algumas de suas “obras” merecem serem lembradas: diminuição dos recursos para Educação; para os órgãos de controle do desmatamento; para organismos de cultura geral, englobando teatro, música, artesanatos, exposições de artes plásticas, festivais de artes cênicas e outras manifestações de áreas afins;montou o gabinete do ódio e o grupo paralelo de saúde, ambos no interior do Palácio do Planalto; investiu em legislação que trouxe facilidade para a aquisição de armas de fogo e a tão nefasta, quanto outras, a posição energúmena de seu negacionismo acerca da doença virótica e a consequente pandemia mundial.E, o ministro oculto, o da economia, quer taxar livros! Ministro boçalino (de boçal mesmo). TAXAR LIVROS E FACILITAR A AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO – ESTE POVO DA EXTREMA DIREITA É DO MAU! Discurso de ódio/bélico criando no País um clima tenso/hostil. Indiretamente motivava conflitos entre grupos políticos divergentes.

Sem projeto claro de governo, o embusteiro e golpista mandatário mor, atuou apenas pontualmente, dando posse ao ministério e outros cargos administrativo, depois, atuou na troca de alguns titulares, de algumas pastas administrativas, e passou a focar em propostas, às vezes, como a estapafúrdia ideia de provar que as urnas eletrônicas são violáveis. E em encontros com asseclas começou a vociferar ameaças (a vários alvos institucionais e autoridades constituídas), uma filosofia de vida belicosa, homofóbica, preconceituosa, intolerante ao diferente, ao antagônico e com seu torpe machismo banaliza a temática acerca da mulher. Defendeu ideias pontuais, calcado em retrógrada ideologia, que, no entanto, ideias nefastas, como (bis) a facilitação para a aquisição de arma de fogo, que socialmente tem custo alto, e, ao mesmo tempo cortou verbas de educação! Quando percebeu, o risco real, de um impeachment, entregou de vez o Governo para o grupo de políticos, alcunhado de Centrão, afastando, assim, o risco iminente. E neste episódio, cometeu a sua maior traição política, afirmando que sua carreira política decolou quando começou a fazer parte do famigerado grupo político – o mesmo, que em campanha, ele e seu vice, esbravejaram como “política velha” e o “câncer da política brasileira”. Postura que demonstra e retrata a sua pequenez como pessoa, cidadão e pífio político.

Todavia, seu posicionamento belicoso, gerou um clima hostil por todo o nosso País. E deu no que deu e vejam, como o País está, como resultado: inflação em franca elevação, o aumento de preço solto dos combustíveis – etanol, gasolina, diesel, gás de cozinha; alimentos com preços proibitivos, para a grande maioria do povaréu; o número do desemprego  não cede, e a multidão do mercado informal  apenas engrossa, enfim, o povaréu, mais uma vez, vivencia esta realidade como atores principal – protagonista de uma pantomima, construída por um bando de carneiros, mas que se revelou como um bando de lobos. Infelizmente, a maioria do povaréu continua buscando um messias, só que desta vez se fiou em um falso messias. Se fosse de fato, alguém de luz, não tiraria recursos da Educação e, muito menos, aumentaria a facilidade para a aquisição de arma de fogo.VACINA SIM – VACINA SEMPRE.

*Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli é docente da Unesp/Marília –  [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: