Protocolos: FACERES recebe certificação da CONEP, reforçando excelência em ética em pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Faculdade de Medicina de Rio Preto entra para seleto grupo de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo, após quase dois anos de processo rigoroso.

A Faculdade de Medicina FACERES alcançou mais um marco significativo em sua trajetória educacional. O Comitê de Ética da Instituição acaba de receber a certificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) – órgão ligado ao Ministério da Saúde.

O número de Comitês escolhidos é restrito. São apenas cinco na região metropolitana de São Paulo e três no interior. A seleção é feita dentre os 214 Comitês de Ética em Pesquisa existentes no Estado de São Paulo.

Dentre os comitês certificados, estão os do Hospital A.C. Camargo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Com a certificação, o Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES torna-se apto a avaliar protocolos de pesquisa em áreas temáticas específicas, que antes eram apenas de competência da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

A CONEP é uma instância colegiada de abrangência nacional, ligada ao Ministério da Saúde, responsável pela análise dos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, bem como pela adequação e atualização das respectivas normas.

Foram quase dois anos para conquistar mais este selo de qualidade. O Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES já vinha chamando atenção no meio pelos seus indicadores de produtividade. Há cinco anos vem promovendo o maior evento de comitês de ética do Brasil, o Workshop Café Virtual dos CEPs.

Para a profa. Dra. Tamara Veiga Faria, coordenadora do CEP-FACERES o processo de certificação proporcionou ao nosso comitê um desenvolvimento profissional e pessoal significativo, permitindo-nos compreender melhor o verdadeiro significado da ética em pesquisa. Promoveu uma maior uniformidade nas análises e na elaboração dos pareceres, garantindo a segurança dos participantes da pesquisa. Hoje, o CEP-FACERES recebe protocolos de pesquisa de instituições do Brasil inteiro.

Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da Faculdade de Medicina FACERES, expressou sua satisfação com a conquista: “Estamos extremamente felizes por receber a certificação da CONEP. É mais um selo de qualidade externo”.

Compartilhe esta notícia: