Março Lilás: Santa Casa de Taquaritinga promove conscientização sobre Câncer do Colo de Útero

Compartilhe esta notícia:

Mês dedicado à prevenção destaca a importância de estratégias nutricionais na luta contra o quarto maior câncer fatal entre mulheres no Brasil.

A Santa Casa de Taquaritinga, em parceria com profissionais de saúde e especialistas, está intensificando a conscientização sobre o Câncer do Colo de Útero durante o Março Lilás. Essa iniciativa visa alertar a comunidade sobre a prevenção e os cuidados necessários, uma vez que essa doença figura como a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrou 16.710 casos de Câncer do Colo de Útero no triênio 2020/2022, reforçando a necessidade de ações efetivas para reduzir esses números alarmantes.

A nutricionista Barbara Bogaert, CFN: 63016, da equipe da Santa Casa, destaca estratégias nutricionais que podem auxiliar na prevenção desse tipo de câncer. Entre as recomendações estão o controle do peso corporal e a prática regular de exercícios físicos. Além disso, a inclusão de frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, morango, abacaxi e goiaba, é destacada como uma medida positiva.

A nutricionista também ressalta a importância de verduras e legumes de tonalidade verde-escuro, o uso de probióticos e a ingestão de alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, manga e abóbora cabotia. Por outro lado, evitar o consumo de álcool e tabagismo são práticas fundamentais na busca por uma vida saudável.

A Santa Casa de Taquaritinga reforça seu compromisso com a saúde da comunidade, promovendo ações de conscientização e prevenção de doenças. Durante todo o mês de março, diversas atividades serão realizadas para informar e engajar a população na luta contra o Câncer do Colo de Útero.

Compartilhe esta notícia: