Artigo: Gestão de Carreiras em Tecnologia – Inspiração e Orientação

Compartilhe esta notícia:

Por: Marcus Rogério de Oliveira*

Uma coisa que todos nós sabemos é que a tecnologia sempre moldou o futuro do mercado de trabalho e sempre abriu novos caminhos para profissionais competentes e bem preparados. Quando olhamos à nossa volta, observamos que estamos em um momento importante no qual não somente o conhecimento tecnológico basta. Hoje, o profissional deve buscar o aprimoramento geral não somente focado no lado profissional, mas também no lado humano, desenvolvendo seus próprios talentos e adquirindo outros que o mercado de trabalho requer. Pensando nisso, a Fatec de Taquaritinga, está inovando novamente e, desta vez, está criando um programa institucional que irá apoiar os alunos a tomarem ações estrategicamente pensadas na carreira profissional, visando não somente a empregabilidade, mas também a qualidade de vida e o aperfeiçoamento pessoal.

Nossa experiência tem mostrado que o setor tecnológico oferece as melhores perspectivas para quem busca crescer e gerar impacto positivo no mundo. Mas para alcançar plenamente esse potencial, é preciso planejamento, foco e ações práticas desde os primeiros passos da jornada, ainda quando aluno da nossa Faculdade. Esse programa Institucional de Gestão de Carreiras em Tecnologia da Fatec de Taquaritinga é uma iniciativa abrangente para apoiar e inspirar os alunos por meio de palestras, workshops, eventos, contatos com empresas e profissionais experientes. O principal objetivo é proporcionar, um grande impulso para projetar as carreiras dos alunos no setor de tecnologia para novos patamares.

Além do trabalho que já é realizado de aproximação com empresas de tecnologia e seus departamentos de recursos humanos, facilitando o contato dos alunos com oportunidades de estágio e emprego, iremos criar uma plataforma on-line para divulgação de vagas e recebimento de inscrições dos interessados, exclusivo para os alunos da Fatec de Taquaritinga.

Para promover o autoconhecimento e definir os próximos passos da carreira, os alunos irão participar de dinâmicas de orientação vocacional. Profissionais especializados irão ajudá-los a identificar seus pontos fortes e fracos, interesses e aspirações.

Outra iniciativa que merece destaque é o programa de mentoria, que vai conectar os alunos a profissionais experientes da área de tecnologia. Eles poderão tirar dúvidas, trocar experiências e receber direcionamento. Temos visto que o contato próximo com quem já trilhou uma trajetória de sucesso tem sido muito enriquecedor para os alunos.

Além disso tudo, iremos proporcionar aos nossos alunos acesso a conteúdos preparatórios para enfrentar processos seletivos com mais confiança. Isso inclui cursos sobre construção de currículo, técnicas para entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, aprimoramento de soft skills, entre outros.

Esse amplo programa institucional é inédito. Uma inovação que marca um momento ímpar na Educação Tecnológica, pois amplia as oportunidades para que os alunos da Fatec Taquaritinga alavanquem ainda mais suas carreiras no setor de tecnologia com inspiração e estratégia. Acreditamos que assim eles poderão dar passos mais certeiros e concretos rumo aos seus objetivos profissionais.

Com planejamento, foco e determinação, é possível conquistar espaço em grandes carreiras de tecnologia, trabalhando com inovação e criando soluções que impactam positivamente a vida das pessoas. Gerenciando estrategicamente as carreiras ainda na Faculdade, nossos alunos alcançarão novos patamares em suas profissões!

* Marcus Rogério de Oliveira, Professor da Fatec, é mestre em Ciência da Computação pela USP e doutor em Biotecnologia pela UFSCar.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: