Biografia de Roberto Rodrigues é lançada em São Paulo: “O Semeador que planta colhe!”

Compartilhe esta notícia:

Obra revela trajetória do renomado agrônomo e ex-ministro da Agricultura no governo Lula.

A biografia “Roberto Rodrigues, o Semeador — Quem planta colhe!” escrita por Ricardo Viveiros foi oficialmente lançada em São Paulo, no último dia 5 de fevereiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A obra traça a notável trajetória de Roberto Rodrigues, figura proeminente do agronegócio brasileiro e ex-ministro da Agricultura e Pecuária durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Com uma pré-venda bem-sucedida que comercializou seis mil exemplares, o livro promete revelar os bastidores da nomeação, o trabalho árduo e a saída de Rodrigues do Ministério da Agricultura. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Rodrigues é reconhecido por suas contribuições significativas ao setor agropecuário.

Viveiros destaca a inovação promovida por Rodrigues na Fazenda Santa Izabel, sua liderança na construção de uma rede cooperativista e seu papel crucial na Assembleia Nacional Constituinte de 1987. O livro aborda ainda sua presidência na Aliança Cooperativa Internacional (ACI), um órgão de destaque no cenário mundial do agronegócio.

A narrativa ganha intensidade quando Rodrigues, após rodar os cinco continentes, aceita o convite para integrar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Apesar de sua aversão à política, sua gestão no Ministério da Agricultura entre 2003 e 2006 deixou um legado duradouro para o país.

“Relatamos os bastidores e as lutas daqueles anos”, destaca Viveiros, acrescentando que o livro não se trata apenas de política ou economia, mas sim da vida de Rodrigues pautada em princípios de amor à terra, legado familiar, respeito à coletividade e crescimento socialmente sustentável.

Ricardo Viveiros, autor da biografia, é um renomado jornalista e escritor com mais de 50 livros publicados. Com vasta experiência em diversos meios de comunicação e uma carreira dedicada ao jornalismo e à educação, Viveiros oferece uma narrativa envolvente sobre a vida de Roberto Rodrigues.

A sessão de autógrafos conjunta realizada no lançamento proporcionou aos presentes a oportunidade de conhecer de perto o biografado e o autor, consolidando o evento como um marco na literatura brasileira sobre o agronegócio. A obra já está disponível para o público interessado, prometendo inspirar e informar aqueles que buscam compreender a trajetória de um dos grandes nomes do setor agropecuário nacional.

Compartilhe esta notícia: