Artigo: Encontro dos aposentados – Escola 9 de Julho – Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

“A Escola de todos nós”.

Por: Cornélia Maura Diniz Galera*

Ideia surgida, sem grandes pretensões, a não ser celebrar a vida com pessoas que fizeram parte do nosso crescimento pessoal e profissional, durante o tempo que estive como Diretor de Escola na EE9 de Julho, hoje denominada PEI -Programa de Ensino Integral, um sucesso em inovação do Ensino Público Paulista! Ela abriga ainda o CEL- Centro de Estudos de Línguas, projeto que há décadas tem oportunizado aos alunos da rede pública, um aprendizado de excelência, de diversos idiomas, como forma de enriquecimento do currículo escolar. É realmente uma escola de qualidade ímpar, que me acolheu e me ofereceu tempos de convivência muito significativos. Saí de repente, não tive oportunidade de me despedir …devia isso à essas pessoas tão especiais!

 A data escolhida? Homenagear os aposentados, cujo Dia Nacional do Aposentado no Brasil é comemorado no dia 24 de janeiro.

Planejamento, contatos, colaboração e muito incentivo recebido, partimos para a execução do Encontro, numa busca incansável pelos Aposentados. Pedimos desculpas aos que não conseguimos contatar, por várias razões.

O dia 27 de janeiro amanheceu esplendoroso! O sol nos ajudou na recepção de todos que adentravam o portão da imponente Escola! Sorrisos, lágrimas, abraços e muito carinho permearam toda manhã.

A Equipe Gestora, auxiliada pelas “meninas do grupo de apoio” nos recepcionaram com um delicioso café, servido no refeitório, totalmente reformado. Um primor!!

Uma visita aos ambientes nos mostrou o quanto a Escola, e a sua equipe de profissionais, está equipada para continuar a sua função de preparar nossos adolescentes e jovens, em suas jornadas em busca do saber.

No Anfiteatro fomos surpreendidos com a espontaneidade da Prof.ª Maria Regina S. Bernardi Locilento que nos brindou com a canção “Emoções” e a oração de São Francisco, emocionando todos nós. Ela foi Diretora da Escola e se aposentou em 1988.

No Auditório, a Prof.ª Ketriri C. Belentani Buzolin, atual Gestora da Escola, fez a acolhida em nome da sua Equipe, apresentando-a e agradecendo a colaboração que tem recebido para a execução do seu trabalho.

Numa singela Homenagem Póstuma ao Prof. Cherubim José Borelli, Diretor da Escola, aposentado em 1986, o salão recebeu a placa denominando-o “Auditório Prof. Cherubim José Borelli” e, na parede frontal foi fixada a sua foto. Decisão deliberada e aprovada pelo Conselho de Escola, conforme registro da ata, lavrada em livro próprio.

Os filhos Ricardo José Borelli e Rogéria Maria Borelli, representaram a Sra. Nadir P. Cucolicchio Borelli, sua mãe, também Prof.ª aposentada, impossibilitada de comparecer ao evento.

O Prof. Carlos Benedito Gabriel saudou a família relatando o tempo que aqui estudou, quando o “Seu Cherubim” era o diretor, temido por sua estatura, e seriedade, segundo ele, nos seus 11/12 anos! Fazendo referência aos professores, que marcaram sua trajetória como aluno, citou os professores (alguns já falecidos) e convidou as Profs. Célia Maria de Faria Lucentini e Clódia Maria Di Pietro da Silva, presentes para os agradecimentos, extensivos aos demais.

A Prof.ª Ivone Tonetti Giglio fez referência ao Prof. Cherubim relatando que, graças a ele, foi convidada a fazer parte da Direção, como Assistente, pouco tempo depois que chegou à escola e agradeceu a oportunidade e a confiança nela depositadas, permanecendo por mais de três décadas exercendo as funções administrativas, até a sua aposentadoria, ocorrida em 2019. Agradeceu a presença da Prof.ª Marilda Jabor Manólio, uma entre os inúmeros diretores que passaram pela escola e com a qual pode conviver e colaborar com seu trabalho.

A ex-aluna Marina Marques, muito querida por todos, e que sempre demonstrou grande carinho e afeição pela Escola e por todos nós, fez a saudação e a entrega de um mimo à “Dona Ivone”.

O fio condutor da dupla alegria que hoje sinto, na realização desse Encontro, é exatamente esse – homenagear a Prof.ª Ivone, uma das parceiras competentes que estiveram comigo, durante a passagem pela Escola 9 de Julho. Graças ao Prof. Cherubim, que vislumbrou nela o talento para exercer a função, pude usufruir dessa oportunidade. Muitos passaram por aqui, como aves de arribação, ela permaneceu todo tempo. Todos nós, presentes aqui, estivemos em algum momento da nossa trajetória, juntos com você, querida Ivone. Gratidão por sua relevante contribuição!

Agradeço às eternas Professoras Coordenadoras: Luciene Tiezi e Roze Rodrigues e aos funcionários presentes, a valiosa colaboração que sempre tive e vocês.

O vídeo da Música “Não Custa Nada” nos acalentou o coração e, cantando juntos descobrimos que “…que as coisas boas da vida são de graça, não custam nada…”

No pátio, a nossa manhã foi encerrada com Dança Circular e a participação especial da Fisioterapeuta Liliane Torres – PENTA SER CLÍNICA, convidada da Supervisora de Ensino Gláucia Bertelli, que gentilmente nos brindou com momentos de paz, energia e serenidade, além de grande emoção!

Parabéns aos Funcionários e Professores aposentados! Que tenhamos a proteção divina para celebrarmos por muito tempo, o nosso Dia Especial!

Logo após momentos memoráveis vividos na manhã do dia 27/01/2024, na Escola 9 de Julho tivemos o almoço de confraternização dos aposentados.

A Diretora do Escritório Regional do CPP, Profª Maria Luiza Bordinassi, nos abriu as portas do salão de festas para que pudéssemos realizá-lo com comodidade e num ambiente bastante acolhedor. E assim pudemos usufruir de mais um tempo juntos, quando a alegria foi constante, “matando a saudade uns dos outros” com boas conversas, sorteio de brindes e nos divertindo bastante.

Nosso reconhecimento pelo total apoio e parceria incrível, Maria Luiza!

Agradecimentos especiais aos nossos amigos / parceiros que muito colaboraram para que o nosso sonho se tornasse realidade:

  • Buffet Pascoal – Evelin, Vanessa e Equipe que se esmeraram no delicioso cardápio e nos apresentaram um delicioso almoço;
  • Ao Los Amigos Bartender´s – Rafael Morselli, que nos brindou com os sensacionais aperitivos e drinks;
  • À Nonna Doceria – Fátima e Odair Morselli, que com sua Barraca de doces de tacho deram o doce sabor ao nosso Encontro;
  • À Marcela Oliveira que nos encantou com sua linda voz, atendendo prazerosamente às solicitações musicais.

Gratidão, queridos amigos. E, com gostinho de quero mais, até breve… Carinho imenso…

Gratidão sempre!

*Cornélia Maura Diniz Galera é professora aposentada, tendo estado no 9 de Julho entre os anos de 2004 à 2012, quando foi para a Diretoria de Ensino com o cargo de Supervisora de Ensino, se aposentando no ano de 2020.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: