Artigo: Prefeito – quem não gosta de samba, bom sujeito não é…

Compartilhe esta notícia:

Por: Gustavo Girotto*; Lívia Nunes** e Léo Oliverio***

As declarações do prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Mársico, de desidratar os investimentos do Carnaval de Taquaritinga – hoje o principal cartão postal da cidade -, são infelizes e desrespeitam anos de construção de uma festa popular consolidada.

O Carnaval é um dos maiores eventos culturais do Brasil e tem efeitos significativos na economia local. Bares, restaurantes, lanchonetes, setor imobiliário, confecção, empresas de segurança, costureiras – todos são diretamente beneficiados. E sabe quem mais? A prefeitura.

O trabalhador que está com IPTU atrasado, ao obter lucro, consegue normalizar suas dívidas com o município. Na entrevista do alcaide, ele se fez de desavindo, quando a âncora da sua própria rádio mencionou que a filha de um ministro do Superior Tribunal de Justiça escolhera Taquaritinga como seu destino de folia Carnavalesca: quer prova mais forte do nosso sucesso?

O aumento das atividades econômicas relacionadas ao Carnaval gera mais arrecadação de impostos para os governos federal, estadual e municipal, todo mudo sabe, menos Mársico. Isso ajuda a financiar projetos sociais e de infraestrutura em áreas como saúde, educação e transportes. Todo mundo sabe, menos Mársico.

Ele já sambou no pagamento de salários do funcionalismo e, agora, quer rebolar levando o estandarte da incompetência, se esquecendo da geração de empregos durante o Carnaval.

Há dois anos, por conta da Pandemia, economizamos com o Carnaval, e a justificativa de corte agora é descabida. Seria o único prefeito da história da cidade a parar o trio elétrico, no meio dos festejos. Outro fato lamentável é que o Legislativo, composto pelos representantes do povo, ou parte dele, fique em um silêncio antecipado de Quarta-feira de Cinzas.

O embate entre o Carnaval e as obrigações que a Prefeitura tem a cumprir é um antagonismo inexistente e fajuto. Disso, Mársico sabe!

O Carnaval é feito pelo e para o povo. Aqueles que se arvoram em dizer que promovemos o Batatão somente para foliões da região, provavelmente, residem em uma bolha paralela à realidade. A divulgação de Taquaritinga, nas redes sociais de todo esse pessoal, é uma propaganda incrível do maior Carnaval da região. E uma oportunidade de a cidade se tornar notícia por algo bom, não só pelas trapalhadas administrativas que vêm maculando o nosso nome.

Como escreveu Dorival Caymmi: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é.” Prefeito, uma dica: economize em cargos de confiança, que dá e sobra para o nosso Carnaval…

*Gustavo Girotto é jornalista.

**Lívia Nunes é jornalista.

***Léo Oliverio é presidente do Conselho Municipal de Turismo.

****Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: