Aniversário: Museu celebra 120 anos de Portinari com programação especial e gratuita

Compartilhe esta notícia:

Oficina, apresentação musical, contação de história, feira de artesanato e de orquídeas estão entre as ações previstas para o fim de semana (02 e 03 de dezembro);

Atrações homenageiam o artista que nasceu em 29 de dezembro de 1903 no município de Brodowski; seu legado continua “vivo” na residência em que morou e hoje abriga o Museu Casa de Portinari.

Uma programação especial em homenagem aos 120 anos de Candido Portinari será realizada no fim de semana (02 e 03 de dezembro) pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Entre as atrações estão previstas oficinas, apresentação musical, contação de histórias, feira de artesanato e de orquídeas.

As ações serão realizadas no Museu e no espaço Giardino Portinari, que recebe a primeira atração do dia. A partir das 09h, crianças de bairros periféricos de Brodowski, participarão de atividades artísticas e brincadeiras que remetem à infância do artista.

A esplanada do Museu ganhará um colorido e aroma diferentes com a abertura da Feira de Orquídeas, às 10h. Diversos exemplares da espécie de flores, trazidos pelo Orquidário Nossa Senhora Aparecida, permanecerão expostos ao longo do dia.

Também na esplanada será possível conferir a Feira de Artesanato, tanto no sábado como no domingo. Tradição na programação do Museu, a atividade começa às 10h e conta com a participação de dezenas de artistas da cidade e região. 

Mais homenagens

Outras homenagens serão realizadas em diferentes espaços do Museu durante o sábado. Anna Ferreira será uma estátua viva do “Espantalho”, personagem que Portinari retratou em diversas obras.

O músico Tiago Reatto, devidamente caracterizado, que interpretará canções ao som da sanfona, convidará o público para se juntar a ele diante da instalação “Baile na Roça”. Já o cantor Fred pretende emocionar com uma composição inédita sobre o artista, enquanto um coral de ópera fará uma surpresa para o público.

Fechando as celebrações do dia, a contadora de histórias, Lorena Ramos, utilizará formas e cores presentes nas obras do pintor para narrar “Portinari, pintando seus 120 anos”. Personagens de trabalhos icônicos “ganharão vida” para narrar as próprias histórias, revelando segredos por trás das criações do artista.

 

Serviço

CELEBRAÇÃO AOS 120 ANOS DE PORTINARI

Oficinas Andantes – Especial 120 anos de Portinari

Data: 02/12/2023 (sábado)

Horário: Sábado, das 9h às 17h

Local: Giardino Portinari (Av. Dr. Rebouças, S/N – Centro – Brodowski/SP)

 

Performances artísticas: Anna Ferreira, Tiago Reatto, Fred e Coral de Ópera

Data: 02/12 (sábado)

Horário: às 10h30

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

 

Feira de Orquídeas

Data: 02/12 (sábado)

Horário: a partir das 10h

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

 

Feira de Artesanato

Data: 02/12 e 03/12 (sábado e domingo)

Horário:10h às 16h

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

 

Jornada do Patrimônio: Contação de História “Portinari, pintando seus 120 anos” – Lô Conta Uma História

Data: 02/12 (sábado)

Horário: às 16h

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

 

MUSEU CASA DE PORTINARI

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

YouTube: /casadeportinari

Instagram: @museucadeportinari

Facebook: /museucasadeportinari).

Compartilhe esta notícia: