Mutirão de Papanicolau: UBS Ederaldo Marques oferece horário especial de atendimento para exames nesta sexta-feira, 17 de novembro

Compartilhe esta notícia:

Você mulher, aproveite a Campanha de Prevenção aos Cânceres de Colo do Útero e Mama

A Secretaria Municipal de Saúde lança um convite à comunidade para participar do Mutirão de Papanicolau, uma iniciativa integrada à Campanha de Prevenção aos Cânceres de Colo do Útero e Mama. O evento, marcado para sexta-feira, 17 de novembro, das 16h às 20h, acontecerá na UBS Ederaldo Marques, localizada no Vale do Sol.

A proposta do mutirão é facilitar o acesso aos exames de Papanicolau, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam significativamente a saúde feminina. A UBS Ederaldo Marques estará em horário especial de atendimento para receber as mulheres que desejam realizar o exame.

Para garantir o atendimento, é necessário apresentar o Cartão do SUS, RG e CPF. A equipe da UBS está preparada para oferecer um ambiente acolhedor e esclarecer dúvidas sobre o procedimento.

O Papanicolau é um exame simples, mas fundamental para a detecção precoce de alterações nas células do colo do útero, contribuindo para a prevenção do câncer. Algumas orientações importantes para a coleta incluem não ter relação sexual nos dois dias que antecedem o exame, não estar fazendo uso de medicação vaginal, não realizar ducha vaginal (apenas higiene externa) e não estar menstruada.

A campanha destaca a importância da prevenção e da realização periódica de exames como ferramentas essenciais na manutenção da saúde da mulher. Além do Mutirão de Papanicolau, a Secretaria Municipal de Saúde incentiva as mulheres a procurarem a UBS mais próxima para agendar o exame em horário regular.

A iniciativa #JuntosNessaAção reforça o compromisso coletivo com a saúde da mulher e destaca a relevância da prevenção como forma eficaz de combate aos cânceres de colo do útero e mama. A comunidade é convidada a participar ativamente, cuidando da sua saúde e incentivando familiares e amigas a aderirem à campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da prevenção e do autocuidado, lembrando que a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de tratamento bem-sucedido. Previna-se e participe desse esforço conjunto pela saúde feminina.

#JuntosNessaAção

Compartilhe esta notícia: