Clikando – Reflexões Noturnas

Compartilhe esta notícia:

O Sono dos Justos e as Inquietações da Consciência.

Por: Gabriel Bagliotti*

Recentemente, ao presenciar uma autoridade local expressando o desejo de ter uma noite de sono ininterrupta em meio às suas responsabilidades, não pude deixar de recordar o provérbio francês que proclama “não existe travesseiro mais macio do que uma consciência tranquila”.

Ao refletir sobre essa frase, percebo que, ao longo dos meus 10 anos à frente deste veículo de comunicação, sempre busquei agir com integridade, evitando prejudicar ou passar por cima de outras pessoas. Chego em casa, cuido da minha família, trabalho com dedicação e durmo como uma criança, sem preocupações que perturbem meu sono.

Acredito que, quando alguém revela dificuldade para dormir, pode ser um sinal de uma consciência pesada. Situações mal resolvidas, injustiças e obscuridades podem estar atormentando a mente dessa pessoa. Particularmente, acredito que fazer parte de um governo que atrasa pagamentos, tanto de aposentados quanto de servidores públicos, e não cumpre compromissos financeiros com fornecedores já é motivo suficiente para tirar o sono de qualquer um.

No entanto, quando se tomam atitudes que prejudicam a vida familiar de outras pessoas, a perturbação se intensifica. Ninguém sai de casa com a intenção de errar todos os dias, mas é fundamental realizar uma autorreflexão e analisar as próprias ações. Talvez assim, o sono retorne à normalidade, as noites se tornem tranquilas e repletas de sonhos, em vez de pesadelos. É tempo de avaliar as escolhas e buscar a paz de espírito que só uma consciência tranquila pode proporcionar.

Fica à dica!!!

* Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: