Comunidade de Guariroba se mobiliza contra possível fechamento de salas na escola Riciere Micali

Compartilhe esta notícia:

O Distrito de Guariroba, em Taquaritinga, vive um momento de mobilização e união diante do possível fechamento das salas do Ensino Fundamental II na Escola Riciere Micali. A instituição, além de representar um ponto central na comunidade, é considerada um patrimônio local, ao lado de eventos como a Quermesse, a igreja e o time de futebol.

A preocupação levou o vereador Rodrigo De Pietro a realizar um requerimento ao Secretário de Educação Municipal de Taquaritinga, solicitando informações sobre a decisão de fechar as salas do Fundamental II na escola. Em resposta a essa inquietação, na noite de quinta-feira, 9 de novembro, um grupo de vereadores, sendo eles: Rodrigo de Pietro, Tonhão da Borrachia, Luiz Carlos da Vida e Mirian Ponzio estiveram presentes na Escola Riciere Micali, participando de uma reunião com pais, professores, direção e membros da comunidade.

Rodrigo De Pietro compartilhou suas impressões após ouvir as reivindicações: “Ouvi as reivindicações e também vários pedidos de melhorias para o Distrito. Aproveitei a oportunidade e falei da minha visita hoje no Ministério Público para tratar desse e de outros assuntos de interesse da população de nossa cidade.”

O vereador Rodrigo De Pietro

Já a vereadora Mirian Ponzio afirmou que “Assim que recebi as primeiras informações sobre a possibilidade de fechamento de turmas e da escola Municipal “Ricieri Micalli” no Distrito de Guariroba, me reuni com a Diretoria Regional de Ensino e com o secretário municipal de Educação Hélder de Carvalho”.

“Embora não haja confirmação que haverá mudanças, na noite desta quinta participamos de uma reunião com pais, professores e a direção da escola para reafirmar nosso entendimento que NADA deve ser cortado na escola, ou seja, que ela continue a oferecer ensino de qualidade para as crianças,  pré-adolescentes e adolescentes o Distrito e áreas rurais próximas”, completou a vereadora e professora.

A vereadora Mirian Ponzio

Durante a reunião, ficou decidido que será lançado um abaixo-assinado em defesa da manutenção da Escola Riciere Micali nos moldes atuais. O documento será direcionado às autoridades responsáveis pela gestão da educação no município, incluindo o Secretário Municipal de Educação, Helder de Carvalho, o Prefeito Municipal Vanderlei José Mársico, a Câmara dos Vereadores de Taquaritinga e o Conselho Municipal de Educação.

O abaixo-assinado busca as seguintes providências:

  1. Manutenção da escola aberta e disponível para matrículas, nos moldes atuais, para todos os anos do Ensino Fundamental.
  2. Informação oficial à comunidade escolar sobre os motivos e qualificações que orientam ou justificam a intenção de fechamento de qualquer ciclo da escola.
  3. Em caso de insistência no fechamento, realização de debates públicos com a participação de todas as partes interessadas, garantindo um diálogo democrático e transparente.

A comunidade de Guariroba demonstra sua união em prol da preservação do patrimônio educacional do distrito, enfatizando a importância da Escola Riciere Micali para o desenvolvimento e bem-estar local.

Compartilhe esta notícia: