Governo de SP abre inscrições para curso online de Libras

Compartilhe esta notícia:

Curso é gratuito e já qualificou cerca de 23 mil pessoas de mais de 400 municípios do Estado de São Paulo; vagas são limitadas

Na próxima sexta-feira (10), às 10h, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre as inscrições para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para adultos, adolescentes e crianças.

Para os adultos, serão cinco turmas do Curso Básico: duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras a noite; duas com aulas às terças e quintas-feiras a noite, e uma aos sábados pela manhã. Já para as crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, a Secretaria abrirá a segunda turma do Curso de Libras Teens, com as aulas aos sábados pela manhã. As aulas serão ministradas por professores surdos.

O conteúdo programático contempla os seguintes temas: O que é a Libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

O curso tem o total de 40 horas por turma, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm vagas limitadas. O público em geral pode se inscrever. A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que elas estejam habilitadas a se comunicar com as pessoas surdas que vivem no Estado de São Paulo.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de novembro/2023

Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 10 de novembro, às 10h, no site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

Compartilhe esta notícia: