Crônica: ENEM – aos meus alunos com carinho!

Compartilhe esta notícia:

Por: Sérgio Sant’Anna*

Chegou o dia! O desfecho do primeiro capítulo, que para muitos se iniciou ao raiar deste ano; porém, os onze anos escolares fazem parte deste livro chamado VIDA. Nessas intempéries atribuídas às aulas em que o sono foi o vilão, o professor o carrasco em busca da nota definitiva ou aquele conselho que num primeiro momento você nada entendeu, contudo, depois, valeu mais do que aquela análise sintática fossilizada quando não é contextualizada. Enfim, nesses 24 anos como professor, acabei abdicando de muito, principalmente o lado pessoal. Perdi muito, no campo pessoal, familiar, mas a minha insistência era em ver o outro bem; talvez, faltasse-me o sair da ilha para ver a Ilha, conforme professado por Saramago. Hoje, entendo minha missão pessoal e profissional, familiar e docente; o professor na Escola é o pai que a sua família merecia, aquele que arranca sorrisos, aquele que faz chorar, aquele que disciplina, aquele que dá carinho, aquele que faz pensar…

MEC anunciou o adiamento da versão digital do Enem para 22 e 29 de novembro. A aplicação da prova impressa permanece prevista para 1º e 8 de novembro – Foto: Divulgação/Agência Brasil

Façam sim essa prova com empenho, com dedicação, com a razão, entretanto não se esqueçam do coração…amem incondicionalmente seus pares, seus semelhantes, não se esqueçam que antes de profissionais vocês são seres humanos, estes que falham, xingam, aborrem-se, são reprimidos, impedidos, ceifados, humilhados, todavia possuem a capacidade de se reerguerem, pois são racionais, pensam, refletem, leem e se embasam pelo conhecimento. A Universidade é sua meta, a VIDA o seu livro, portanto, escreva o seu texto dissertativo-argumentativo não mais como uma página qualquer de fakenews, mas com a seriedade de dar mais um passo certeiro em busca da VIDA vivida e não da melancolia de folhas em branco e rascunhos abjetos.

Que a razão cumpra seu propósito e abra o seu coração para a construção do finalizar deste capítulo. Escreva como se fosse o fim, porém o seu livro ainda terá de ser encerrado. Serei o leitor dos seus próximos capítulos. A Universidade vos espera, a VIDA também!

Agora é com vocês, mas não se esqueçam do professor, do ser humano! Vocês fazem parte do meu livro da VIDA.

Ótimo domingo de provas a todos!

* Sérgio Sant’Anna é Professor de Língua Portuguesa do Anglo e COC Professor de Redação da Rede Adventista e Jornalista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: