Clikando – Descontentamento e preocupações com o Cemitério Municipal

Compartilhe esta notícia:

Família enfrenta problema com lixo acumulado e pedido de remoção de árvore.

Por: Gabriel Bagliotti*

Infelizmente, todos nós conhecemos a dor da perda, e recentemente minha família e eu enfrentamos a perda de nosso querido pai, esposo e avô, Mário Bagliotti. Desde então, temos visitado o cemitério municipal com maior frequência, como muitos na nossa comunidade costumam fazer. Como forma de manter o local limpo e como um sinal de respeito por nossos entes queridos que descansam ali, pagamos a alguém para realizar a limpeza semanal do túmulo de nossa família.

Entretanto, há mais de dois meses, solicitamos ao departamento responsável pela administração do cemitério a remoção de uma árvore considerável que estava situada bem à frente do túmulo de nossa família. Compreendemos a importância das árvores para o meio ambiente, mas a árvore em questão estava causando danos consideráveis à construção, já que suas raízes estavam destruindo tudo em seu caminho.

Após a atenção atenciosa das funcionárias do escritório do cemitério e o pagamento de uma taxa, nossa solicitação foi aprovada pelo Departamento de Meio Ambiente. Contudo, ficamos surpresos ao ser informados de que a remoção da árvore era responsabilidade do Departamento de Serviços Municipais (DSM). O DSM compareceu ao local, mas, em vez de remover a árvore que solicitamos, retirou outra que havia sido recentemente plantada pela família do amigo e companheiro José Paulo Jabor. Essa ação equivocada gerou descontentamento na família Jabor, que expressou suas preocupações nas redes sociais.

Recentemente, no Dia de Finados, a administração municipal decidiu realizar melhorias no cemitério municipal. Pintaram o portão da frente, realizaram limpeza no corredor central e pavimentaram algumas ruas do local. Uma dessas ruas que recebeu um novo pavimento é onde está localizado o jazigo de minha família, onde repousa o corpo de meu pai. Infelizmente, ao visitar o local no dia 1º de novembro, me deparei com um cenário de verdadeira desolação: o barro e os buracos dominavam a área.

Felizmente, graças à competência dos funcionários da empresa responsável pela pavimentação, a rua recebeu o novo pavimento, permitindo que os visitantes circulassem normalmente no Dia de Finados. No entanto, ficamos chocados com o acúmulo de lixo deixado no túmulo de meu pai, além da sujeira que o cercava. Prefeito, gostaria de deixar um recado, fruto da educação que recebi: me contive para não pegar o lixo e jogá-lo ao lado do jazigo de sua família.

Espero que, por meio dessa mensagem, o senhor, que costuma aparecer em fotos e vídeos realizando serviços que não estão sob sua alçada, possa aprender a concluir as obras que inicia. O cemitério é um local de descanso eterno para muitos entes queridos e merece ser tratado com respeito e responsabilidade, assim como todos os cidadãos merecem.

Afinal, oferecer um ambiente digno para as famílias que visitam seus entes queridos falecidos é um ato de humanidade e consideração que deve ser mantido em alta prioridade.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: