Defesa Agropecuária lança canal direto para denúncia de praga em plantações de laranja

Compartilhe esta notícia:

População e produtores rurais poderão informar as autoridades sobre casos de pomares abandonados ou mal manejados.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) lançou na última quarta-feira (25) um canal direto para que a população, especialmente os produtores rurais, possa denunciar casos de “greening dos citros”, que é uma praga nas plantações de laranja. A medida pretende conter o avanço da doença denominada Huanglongbing (HLB).

A existência desse tipo de pomar, sem controle do psilídeo (Diaphorina citri), que é o vetor do greening, ou sem erradicação de plantas até oito anos contaminadas com a doença, é problemática para a citricultura, uma vez que atua como fonte de contaminação. 

A iniciativa faz parte de uma série de ações que serão adotadas pelo governo para controlar o greening, na esteira da reunião realizada no dia 16 de outubro entre governo, corpo técnico da SAA e lideranças da citricultura. Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas apontou que o controle do greening deve ser tratado como prioridade, com ações de curto, médio e longo prazo.

O canal de denúncia tem como objetivo informar à Defesa Agropecuária a localização desses pomares de citros abandonados ou mal manejados, para que sejam colocadas em prática ações de educação e conscientização do produtor e, assim, adotadas as medidas necessárias para controle do greening.

De acordo com a Portaria SDA/MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021, e a Resolução SAA nº 88, de 08 de dezembro de 2021, em todos os pomares com plantas de citros é obrigatória a realização do controle eficiente do psilídeo, e nos pomares com até oito anos de idade deve ser feita pelo produtor a eliminação de plantas sintomáticas.

Para o engenheiro agronômico Alexandre Paloschi, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV) da CDA, essa interação com a sociedade é importante para direcionar as ações da Defesa Agropecuária. “Os produtores devem ter consciência que todas as ações da CDA são voltadas para defender a sustentabilidade sanitária da citricultura paulista”.

Para ter acesso ao canal direto, acesse https://survey123.arcgis.com/share/ecdf23310ba74c36809928b7e13df6c5?portalUrl=https://geo.cati.sp.gov.br/portal.

Greening

O greening é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. e disseminado pelo psilídeo (Diaphorina citri). A doença acomete todas as plantas cítricas e não tem cura: uma vez contaminada, não é possível eliminar a bactéria da planta, que fica agindo como fonte de inóculo para contaminação de outras plantas. O greening é hoje a doença que mais ameaça a citricultura no mundo.

SP é o maior produtor de laranja

Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), associação privada mantida por citricultores e indústrias de suco do estado de São Paulo, fez um balanço sobre a importância do setor paulista, que é o maior produtor de laranja do país, exportando US$ 2 bilhões por ano. O mercado do setor movimenta US$ 15 bilhões, com 460 mil hectares, 9.600 propriedades e gera 200 mil empregos.

Compartilhe esta notícia: