Paulista A4 2024: Nova competição do futebol paulista começa em janeiro com 16 clubes

Compartilhe esta notícia:

Campeonato está integrado à Primeira Divisão do Estado.

Nesta quinta-feira, em um Conselho Técnico realizado na sede da Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes participantes do Paulista A4, a mais nova série de competição do futebol paulista, definiram os detalhes do campeonato.

O presidente do Clube Atlético Taquaritinga durante o encontro de ideias da FPF

O Paulista A4, que será integrado à Primeira Divisão do Estado, segue os moldes do Paulistão A1, A2 e A3 e será disputado no formato sub-23, com a possibilidade de até cinco jogadores com idade superior a essa categoria.

A competição está programada para começar no dia 28 de janeiro de 2024, e trará uma reviravolta para o cenário do futebol paulista. Os clubes participantes também estarão aptos a disputar a Copa Paulista no segundo semestre, um sinal claro da importância que a competição representa para os times envolvidos.

O formato da primeira fase será de turno único, com os 16 times enfrentando-se em busca de uma vaga nas quartas de final. Os oito melhores avançarão para a fase seguinte, enquanto os dois times com o desempenho mais fraco serão rebaixados para o Paulista Sub-23 Segunda Divisão em 2025.

Crédito: Rodrigo Corsi/FPF

As fases quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em partidas de ida e volta, e em caso de empate, prevalecerá o time com a melhor campanha. A grande recompensa para o campeão e o vice é o acesso garantido ao Paulistão A3 de 2025.

A lista dos clubes participantes do Paulista A4 2024 é composta por: América, Audax, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São-Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, VOCEM e XV de Jaú.

Com a inclusão do Paulista A4, o futebol paulista está prestes a receber uma nova safra de talentos e oportunidades para jogadores jovens mostrarem seu potencial. A expectativa é que a competição traga um aumento no interesse e no desenvolvimento do esporte no estado de São Paulo.

Compartilhe esta notícia: