Nossa Palavra – Celebrando Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe esta notícia:

O dia 12 de outubro é marcado por uma das celebrações mais emblemáticas e significativas para os brasileiros: o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, carinhosamente conhecida como Nossa Senhora Aparecida, é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus, e é a padroeira do Brasil. Sua festa litúrgica, celebrada nesta data, não é apenas um feriado, mas um momento de profunda devoção, reflexão e unidade no país.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII, quando a pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Essa imagem se tornou o símbolo da devoção mariana no Brasil e é venerada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o quarto santuário mariano mais visitado no mundo.

A história do achado da imagem é permeada por relatos de fé e milagres. Durante uma pescaria na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, recuperaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava inicialmente sem a cabeça. Posteriormente, eles encontraram a cabeça da imagem e, a partir desse momento, a pesca abundante que experimentaram foi interpretada como uma intercessão da santa.

Durante os anos que se seguiram, a imagem permaneceu na casa de Filipe Pedroso, onde os fiéis se reuniam para orar e testemunhavam milagres. A devoção cresceu, e uma capela foi construída no Morro dos Coqueiros em 1745. A capela deu lugar à Basílica Velha em 1834, e mais tarde, a construção da imponente Basílica Nova teve início em 1955.

A relação entre Nossa Senhora Aparecida e o Brasil foi solidificada quando Dom Pedro I visitou a capela em 1822 e prometeu fazer da santa a padroeira do Brasil independente. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal.

Além de sua importância religiosa, a festa de Nossa Senhora Aparecida também é um marco cultural e nacional no Brasil. Ela se tornou feriado em 1980, um momento de união e celebração para todos os brasileiros, independentemente de sua religião. Milhões de fiéis visitam o santuário todos os anos, buscando graças, milagres e proteção.

Essa devoção vai além das fronteiras religiosas, unindo pessoas de diferentes origens e crenças. Muitas histórias de milagres e graças alcançadas por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida permeiam a cultura brasileira, reforçando sua influência na vida das pessoas.

Hoje, Nossa Senhora Aparecida é uma figura que transcende o âmbito religioso e se torna um símbolo da união e esperança dos brasileiros. Seja para expressar gratidão, buscar orientação ou encontrar inspiração, a devoção a Nossa Senhora Aparecida é uma parte fundamental da identidade do povo brasileiro, e o feriado de 12 de outubro é uma oportunidade para todos celebrarem essa conexão única com a santa padroeira do Brasil.

Compartilhe esta notícia: