Nossa Palavra – Nova proposta pelas seis horas na Prefeitura

Compartilhe esta notícia:

Num passado não muito distante, o ex-prefeito José Paulo Delgado Junior, com intuito de diminuir custos municipais e sem dinheiro para um reajuste dentro do solicitado na época, introduziu na Prefeitura de Taquaritinga jornada de trabalho de seis horas diárias aos funcionários, perfazendo um total de 30 horas semanais.

Além disso, proporcionou ao funcionário, caso ele assim o desejasse, trabalhar em outro ramo de atividade, a fim de aumentar seus recursos financeiros, mensalmente.

E foi o que acabou acontecendo. Muitos desses funcionários conseguiram se encaixar em outros empregos, exercendo trabalho diferente do praticado na esfera municipal, conseguindo, com isso, um ganho extra, possibilitando uma estrutura financeira muito melhor.

Anos depois, com a eleição do atual prefeito, em 2016, as oito horas diárias voltaram no paço municipal, proporcionando uma insatisfação muito grande ao funcionalismo, acostumado às seis horas, muitos deles exercendo profissão paralela à da Prefeitura.

Pois bem, na sessão ordinária virtual, realizada segunda-feira, dia 2 de outubro, o presidente da Casa de Leis, vereador Valcir Zacarias, apresentou requerimento propondo ao chefe do Executivo, o retorno das seis horas diárias ao funcionalismo público.

A proposta considera diversos fatores, incluindo a busca por melhores condições de trabalho, a redução de despesas para o município, além de buscar equilíbrio na atual situação financeira que afeta diretamente os servidores públicos, sem prejuízo aos serviços considerados imprescindíveis e essenciais.

Para que a norma seja, de fato efetivada, o requerimento destaca que sejam tomadas todas as providências técnicas e legais, incluindo discussões com a classe, entidades públicas e realização de audiência pública, entre outros meios de deliberação.

Como se diz na gíria, a proposta é uma “faca de dois gumes”, pois voltar às seis horas diárias, agora, seria tirar do funcionalismo, algumas benécies recebidas pelas 40 horas semanais, trabalhadas atualmente.

Compartilhe esta notícia: