Detran-SP: Veículos com placas final 7 e 8 devem ser licenciados em outubro

Compartilhe esta notícia:

Caminhões com finais de placa 3, 4 e 5 também devem efetuar o procedimento; documento que libera a circulação é exigido em todo o país e é 100% digital.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informa que os veículos de placas com final 7 e 8, além dos caminhões com placas terminadas em 3, 4 e 5, devem ser regularizados até o dia 31 de outubro no estado de São Paulo.

A autarquia ressalta que é possível realizar todo o procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente do tipo de veículo.

O motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran-SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. Para os proprietários de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório, iniciado em setembro, vai até dezembro.

Quem não regularizar a documentação no prazo estabelecido – considerada infração gravíssima – pode ser punido com sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo ao pátio.

Como Licenciar

Para realizar o licenciamento do veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar previamente os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis.

Após a quitação dos débitos pendentes, o pagamento da taxa de licenciamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos do veículo, o serviço será processado de forma automática e o CRLV-e estará disponível em meio digital, no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito – CDT para pessoas físicas. O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download no portal do Detran-SP, Poupatempo ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso prefira portar o documento impresso, a impressão deverá ser realizada em folha A4 branca.

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

 

Compartilhe esta notícia: