Eleição dos novos conselheiros tutelares ocorre neste domingo (1º)

Compartilhe esta notícia:

Processo de escolha será realizado de maneira unificada em todas as cidades brasileiras.

O processo de escolha dos novos conselheiros tutelares está próximo. Neste domingo, 1º de outubro, a população irá às urnas para escolher os cerca de 30 mil novos profissionais que atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos em todo o Brasil.

A votação terá início às 8h de domingo e se encerrará às 17h. Em Taquaritinga (SP), o local de votação será na Escola Municipal “Domingues da Silva” no centro da Cidade e neste ano, a votação acontecerá com em urnas eletrônicas, cedidas pelo Cartório Eleitoral, que fará também todo o processo de apuração dos votos ao final do pleito.

No município, oito candidatos estão concorrendo a cinco vagas, sendo eles:

  • Daniela Cristina dos Santos (número na urna, 14)
  • Willyan Favero (número na urna, 10)
  • Alzira Prado Cunha (número na urna, 13)
  • Débora Ruti de Souza Corrêa (número na urna, 12)
  • Tania Aparecida Bordinassi (número na urna, 17)
  • Juliana Fila Pivetta Magnani (número na urna, 11)
  • Silmara Aparecida dos Santos (número na urna, 16)
  • Ana Carolina Barelli (número na urna, 15)

Sendo que os três que não forem eleitos, ficarão como suplentes, podendo assumir o cargo em qualquer eventualidade que posso acontecer com o eleito.

Os documentos oficiais (com foto) aceitos no dia da votação, inclusive digitais, serão a Carteira de Identidade (RG); a Identidade Social; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); o Passaporte; a Carteira de Categoria Profissional reconhecida por Lei; a Carteira de Trabalho; o Certificado de Reservista; o Documento Nacional de Identidade (DNI); ou o Aplicativo “e-Título”.

Só estarão aptos a votar os eleitores com título regularizado até o dia 3 de julho de 2023. O processo de votação é simples, digite o número do seu candidato, verifique os dados e a foto na tela e confirme.

Importância do voto

O voto para a escolha dos conselheiros tutelares é facultativo. Entretanto, participar do processo eleitoral é importante, pois esses representantes são responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Os conselheiros podem aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros. Para mais informações, procure o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de seu município.

Compartilhe esta notícia: