Vereadores da Câmara Municipal de Taquaritinga denunciam vídeo com conteúdo racista nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Casal seria responsável por crime de racismo após ofensas a vereadores em rede social.

Na última segunda-feira, 4 de setembro, vereadores da Câmara Municipal de Taquaritinga se viram no centro de uma polêmica após circulação de um vídeo com áudio contendo comentários racistas direcionados a eles. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e é enquadrado na Lei 7.716/89, que trata dos preconceitos de raça ou cor.

As vítimas, Valcir Conceição Zacarias e Valmir Carrilho Marciano, ambos vereadores locais, compareceram à delegacia de polícia para denunciar o ocorrido. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais após o encerramento da sessão da Câmara Municipal na noite do dia 4 de setembro.

As autoridades policiais estão conduzindo uma investigação para identificar os autores do vídeo e buscar evidências que comprovem as ofensas racistas proferidas. Além disso, as vítimas apresentarão testemunhas que tiveram conhecimento dos fatos, bem como a mídia contendo a gravação.

O caso está sendo tratado com seriedade pelas autoridades locais, e o delegado titular está encarregado da apreciação do caso. A Lei 7.716/89 prevê punições para quem injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional.

O município de Taquaritinga, assim como o restante do país, tem enfrentado desafios relacionados à intolerância e ao preconceito, e as autoridades locais estão empenhadas em coibir qualquer manifestação de racismo, assegurando o respeito aos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

Pelas redes sociais o vereador Valmir Carrilho afirmou que “em meu nome e em nome de Valcir Zacarias queremos agradecer todas as manifestações de solidariedade e, de reprovação do ataque por injúria racial que fomos vítimas. Já tomamos às medidas judiciais necessárias”.

A investigação seguirá seu curso para que se possa identificar e responsabilizar os autores das ofensas racistas.

Compartilhe esta notícia: