Artigo: Novo medicamento para Colesterol alto

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou um novo medicamento para combater o colesterol ruim (LDL). Esse medicamento foi desenvolvido pela empresa farmacêutica Novartis e recebeu o nome de Sybrava. O tratamento nada mais é do que a aplicação de duas injeções por ano na região abdominal. A empresa diz que o medicamento tem a capacidade de reduzir os níveis de LDL em até 50%.

O LDL leva o nome de colesterol ruim pelo fato de que seus níveis elevados podem contribuir para o acúmulo de placas nas artérias, um processo chamado de aterosclerose. Essas placas podem estreitar e obstruir as artérias, limitando o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames cerebrais.

O novo medicamento, Sybrava, também conhecido como inclisirana, funciona reduzindo a produção da proteína hepática PCSK9. Essa proteína é responsável por acelerar a degradação dos receptores de lipoproteínas de baixa densidade nas células, o que resulta no acúmulo de gordura nas artérias. Assim, o medicamento reduz a quantidade de PCSK9 liberada, o que permite uma melhor absorção do LDL e, consequentemente, uma redução dos níveis de colesterol no sangue.

Normalmente, o tratamento para o colesterol elevado é feito com melhora na alimentação, atividade física e o uso regular de estatinas, que são medicamentos diários para reduzir os níveis de colesterol no sangue. A pesquisa mostra que essa abordagem tradicional pode resultar em uma redução de cerca de 30% nos níveis de colesterol (o novo medicamento promete 50%).

A bula do Sybrava recomenda que os pacientes sigam uma dieta para redução do colesterol antes de iniciar as injeções. Além disso, é recomendável continuar o uso de estatinas e adotar hábitos saudáveis durante o tratamento com Sybrava. É importante observar que o medicamento não é indicado para menores de 18 anos ou para pessoas alérgicas a qualquer um de seus componentes. Portanto, é fundamental consultar a bula para verificar sua composição antes de iniciar o uso do medicamento. Lembrando que é importante que exista a instrução de um professional de saúde responsável.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Professor de Ciências e Biologia e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: