EcoNoroeste já recuperou mais de 40 quilômetros entre São Carlos e Araraquara

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Ambos os sentidos da rodovia Washington Luís estão passando por obras de melhoria no pavimento e revitalização da sinalização horizontal.

A recuperação do asfalto da rodovia Washington Luís, entre São Carlos e Araraquara, continua em ritmo acelerado. Até o momento, 5 mil toneladas de asfalto foram utilizadas nos 45 quilômetros já finalizados. Serviços como fresagem (remoção da camada superficial), preenchimento do desnível entre acostamento e pista de rolamento, recomposição do pavimento e revitalização da sinalização horizontal são as principais intervenções realizadas entre os KMs 227 a 240, sentido capital, e do km 227 a km 260, em direção ao interior.

Para minimizar os transtornos aos usuários e garantir a segurança viária, as equipes atuam, preferencialmente, entre 20h e 5h. No total, mais de 30 trabalhadores participam da obra, que deve continuar até meados de setembro. “Nossa expectativa é recuperar o asfalto, nos dois sentidos, até a praça de pedágio de Araraquara. Trata-se de uma intervenção emergencial, com o intuito de estabelecer melhores condições de tráfego nesse trecho que diariamente recebe um fluxo intenso de veículos”, explicou Tarcísio Rodrigues de Mello, coordenador de Obras da concessionaria.

Além das obras principais, outras de menor porte têm sido realizadas como a microfresagem (correção do nível superficial do pavimento), reparos pontuais (tapa-buraco), podas de vegetação, substituição de placas, recuperação e limpeza de drenagens.

Para garantir que os trabalhos sejam assertivos, a equipe de engenharia da concessionária realizou um diagnóstico detalhado do pavimento e colocou em prática o Plano de Adequação Inicial, que será finalizado até novembro deste ano. Nesse período, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões nos serviços de pavimento, nos 442 quilômetros administrados pela EcoNoroeste.

Obras previstas

Os trabalhos preparatórios para as grandes melhorias na malha viária também estão em desenvolvimento, com início previsto para os próximos anos. Serão 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, além da implantação e/ou adequação de 26 quilômetros de vias marginais nos trechos urbanos, uma demanda antiga das populações de São Carlos e São José do Rio Preto. Também serão construídos 75 quilômetros de ciclovias e implantadas ou adequadas 42 passarelas. Outro importante investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho: três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que esses profissionais façam uma pausa segura em suas jornadas.

Sobre a EcoNoroeste

A EcoNoroeste é a mais nova concessão do grupo EcoRodovias. Responsável pela administração de cinco rodovias no interior paulista, a empresa iniciou seu trabalho em 1º de maio, com a operação das rodovias Washington Luís (SP 310), Brigadeiro Faria Lima (SP 326) e Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP 333) e, em 2025, assumirá outros 158 quilômetros de estradas. O trecho compreende um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e de fertilizantes.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.

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