Análise Preditiva da Produtividade de Olericulturas na Agricultura Familiar na Região Central do Estado de São Paulo utilizando Aprendizado de Máquina

Compartilhe esta notícia:

A agricultura familiar é um setor vital da economia brasileira, especialmente na região central do Estado de São Paulo, onde a produção de olericulturas (hortaliças) desempenha um papel essencial no abastecimento alimentar local e regional. Nesse contexto, a Professora da Fatec de Taquaritinga, doutora em Matemática, Luciana Ferrarezi tem se destacado por suas pesquisas inovadoras que aplicam o Aprendizado de Máquina na análise preditiva da produtividade de olericulturas, trazendo avanços significativos para os agricultores familiares e a sustentabilidade agrícola.

A agricultura familiar é caracterizada por unidades de produção menores, geralmente administradas por famílias, que têm um impacto significativo na segurança alimentar, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais. No entanto, esses agricultores muitas vezes enfrentam desafios diversos, como a variabilidade climática, a falta de apoio para recursos financeiros e o acesso limitado a tecnologias avançadas.

A Professora Luciana Ferrarezi, reconhecida por sua expertise de Matemática aplicada na área de ciência de dados, percebeu que a aplicação do Aprendizado de Máquina poderia ser uma solução para melhorar a eficiência e a produtividade da agricultura familiar. Seu projeto pioneiro, que está vinculado ao Núcleo de Estudos e Desenvolvimento da Agricultura 4.0 e do Núcleo de Inteligência Artificial da Fatec de Taquaritinga,  está desenvolvendo um modelo preditivo baseado em algoritmos de Aprendizado de Máquina para analisar e predizer a produtividade das olericulturas, permitindo aos agricultores tomarem decisões mais informadas em suas práticas agrícolas.

Uma importante fase do trabalho da Professora Luciana está em coletar e analisar uma vasta quantidade de dados, como informações climáticas históricas, dados do solo, técnicas agrícolas empregadas e dados de produtividade e de mercado de safras anteriores. Com o auxílio de técnicas de Aprendizado de Máquina, ela está desenvolvendo um modelo preditivo que identifica padrões e relações complexas entre esses fatores e a produtividade das culturas. Esse modelo, alimentado por dados atualizados em tempo real, permitirá que os agricultores antecipem cenários e ajam proativamente para mitigar riscos e maximizar a produção.

Um aspecto importante do projeto que será implementado será a capacitação dos agricultores familiares para utilizarem a tecnologia de forma acessível e compreenderem os resultados da análise preditiva, e para isso contará com a parceria entre a Fatec de Taquaritinga e as Associações e Cooperativas da agricultura familiar da região. Com essa parceria, a Professora Luciana promoverá workshops e treinamentos práticos para os agricultores, capacitando-os a interpretar as informações fornecidas pelo modelo e a ajustar suas práticas agrícolas de acordo com as demandas identificadas.

O trabalho da Professora Luciana Ferrarezi na análise preditiva da produtividade de olericulturas na agricultura familiar na região central do Estado de São Paulo é um exemplo importante de como a aplicação do Aprendizado de Máquina pode gerar impacto positivo em setores fundamentais para o país. Sua pesquisa não apenas proporciona benefícios econômicos aos agricultores, mas também contribui para uma produção agrícola mais consciente e sustentável, alinhada com os desafios do século XXI.

Compartilhe esta notícia: