Aposentados e Pensionistas do Ipremt clamam por justiça e respeito em meio a atrasos e polêmicas

Compartilhe esta notícia:

Manifesto público reivindica regularização de repasses e denuncia dificuldades enfrentadas por aposentados e pensionistas do Instituto.

Um manifesto público protagonizado pelos aposentados e pensionistas do Ipremt (Instituto de Previdência Municipal de Taquaritinga) ecoa os apelos por justiça, respeito e ação por parte das autoridades e da população. O documento, divulgado recentemente, enfatiza os desafios enfrentados pelos beneficiários diante dos atrasos nos repasses e das dificuldades que essa situação traz para suas vidas.

Os aposentados e pensionistas, que dedicaram décadas de trabalho e contribuição para garantir um futuro tranquilo, expressam sua indignação diante da falta de repasses obrigatórios que ocorre desde maio de 2022. Além disso, apontam para a ausência de depósitos pontuais de seus proventos mensais, abalando a segurança financeira que deveria caracterizar a fase da aposentadoria.

O manifesto também denuncia insinuações levianas atribuídas ao Sr. Prefeito, que sugeriu que altos salários dos aposentados seriam o motivo do desequilíbrio nas contas. Os aposentados apresentam uma linha argumentativa sólida para refutar essa afirmação, destacando que todos os valores de aposentadorias passam por critérios legais e são proporcionais às contribuições individuais.

O documento detalha os pontos que levaram à situação atual:

  • Ausência de repasses desde maio de 2022;
  • Desconto das contribuições dos ativos em folha de pagamento, sem o devido repasse ao Instituto;
  • Falta de cumprimento das obrigações patronais.

Os aposentados reiteram sua luta por direitos e pedem transparência à população, revelando a realidade de mais de 200 aposentados e pensionistas que sobrevivem com salário mínimo e enfrentam dificuldades para suprir necessidades básicas, como alimentos e remédios. O manifesto pede que se encerre qualquer tentativa de incitar divisões entre a população e os aposentados, lembrando que foi a própria comunidade que se uniu para amparar as famílias afetadas.

Ao final do manifesto, é deixado claro que medidas serão tomadas para enfrentar ofensas e desrespeitos. A mensagem conclui com um claro apelo: “basta!!! Não seremos mais ofendidos e humilhados!”.

Esse manifesto ressalta a importância da transparência, do respeito aos direitos adquiridos e do diálogo aberto para a resolução de problemas. As vozes dos aposentados e pensionistas se elevam para lembrar que a justiça e o respeito são fundamentais em todas as fases da vida, incluindo a aposentadoria, e que a busca por soluções deve ser a prioridade de todos os envolvidos.

Além disto na última segunda-feira, 14 de agosto, um grupo de servidores públicos inativos estiveram na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, as manifestantes traziam consigo uma faixa com os seguintes dizeres “Senhores vereadores queremos lista tríplice, o compromisso do Ipremt é representar os aposentados e não o prefeito”. Fazendo referência a escolha do cargo de superintendente do Instituto de Previdência, que hoje trata-se de um cargo de indicação do prefeito e não mais de escolha dos aposentados.

Compartilhe esta notícia: