Julho Laranja: cinco benefícios do tratamento ortodôntico precoce

Compartilhe esta notícia:

Além dos cuidados básicos de higiene bucal, os pais devem estar atentos se as crianças precisam usar aparelho.

Mordida cruzada, projeção maxilar e correção da postura da língua são alguns dos diagnósticos que chegam ainda na infância e que tem uma solução em comum: o aparelho ortodôntico. Os casos são mais habituais do que imaginamos. No Brasil, 8 em cada 10 crianças possuem indicação para uso de aparelho ortodôntico, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Ortodontia. No entanto, na prática, nem sempre a visita dos pequenos ao ortodontista está na lista de prioridade dos responsáveis.   

Assim como ocorre em diversas áreas da saúde, na odontologia também é possível (e recomendado) evitar que complicações surjam na fase adulta. Por isso, foi criada a campanha Julho Laranja, um movimento nacional para conscientizar sobre a importância de levar as crianças ao dentista, para que eventuais problemas ortodônticos possam ser identificados e tratados de forma mais eficaz.  

 “A prevenção vai muito além de uma questão estética. Ainda na infância é possível identificar, por exemplo, uma má oclusão dentária, que impacta do alinhamento dos dentes à articulação das mandíbulas. Quando não tratados desde cedo, pode causar uma série de complicações que implicam dores e dificuldade de mastigação”, comenta a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, sócia-fundadora da OrthoDontic, maior rede especializada em ortodontia do país.   

A profissional ressalta que o papel da ortodontia preventiva possibilita agir antes mesmo do surgimento da dentição permanente nas crianças. “O tratamento pode envolver o uso de aparelhos removíveis, que ajudam a corrigir problemas menores e direcionar o crescimento adequado dos dentes, da mandíbula e maxila”, explica.  

Em caso de o uso do aparelho ser necessário ainda na infância, é recomendado para crianças a partir dos 7 anos de idade. Além do crescimento e desenvolvimento saudável, há outros benefícios para os pequenos.

Foto: br.freepik.com

Confira!   

1-Melhora a qualidade do sono    

Problemas como mordida cruzada, apinhamento dentário e desalinhamento mandibular podem levar a dificuldades respiratórias durante o sono, resultando em ronco, apneia do sono e distúrbios respiratórios. Além de afetar negativamente o descanso da criança, também causam fadiga diurna, problemas de aprendizagem e comprometimento do desenvolvimento facial.  

O uso de aparelhos ortodônticos proporciona a posição correta dos dentes, realinhamento da mandíbula e criação de espaço adequado para a língua, permitindo uma melhor passagem de ar. Entre os indícios de que o sono está sendo afetado por problemas ortodônticos estão o ronco frequente e o sono agitado.   

2-Dispensa intervenções graves no futuro  

Durante a infância, os ossos da face ainda estão em desenvolvimento e são mais maleáveis, o que facilita a movimentação dos dentes e a correção das irregularidades. Ao intervir precocemente, é possível evitar que esses problemas se agravem e necessitem de cirurgias.  

3-Reduz riscos de traumatismo dental    

Acidentes podem acontecer em qualquer fase da vida. No entanto, se os dentes estiverem protuberantes ou salientes, estarão mais suscetíveis a traumas como deslocamento da mandíbula e até a perda completa do dente. Quando o tratamento é feito ainda na infância, há uma melhora significativa na estabilidade e na posição dos dentes na boca – consequentemente diminuindo a recorrência de lesões.    

4-Restabelece funções importantes como fala e deglutição    

Dentes mal posicionados, como apinhamento, mordida aberta ou cruzada, e desalinhamento mandibular podem interferir na articulação correta dos sons da fala e no processo de deglutição adequada dos alimentos. Isso pode resultar em dificuldades na pronúncia, falta de clareza na fala e problemas de mastigação.  

A intervenção precoce promove a melhoria da articulação dos sons da fala e facilita a deglutição mais eficiente, permitindo às crianças uma comunicação clara e uma alimentação adequada. Portanto, é fundamental estar atento aos sinais de posição inadequada dos dentes que possam afetar a fala e deglutição.   

5-Melhora a autoestima e qualidade de vida da criança   

Ao corrigir a posição dos dentes, o tratamento ortodôntico melhora a estética do sorriso, promovendo uma melhor confiança das crianças. Além disso, um alinhamento adequado facilita a higienização, prevenindo problemas bucais futuros. O tratamento ortodôntico precoce não apenas promove um sorriso saudável, mas também melhora a qualidade de vida da criança, proporcionando uma base sólida para um desenvolvimento social e emocional positivo. 

 

Compartilhe esta notícia: