Contraponto: Secretária de Saúde esclarece ausência da Santa Casa em reunião sobre Rede Cegonha

Compartilhe esta notícia:

Eleonora Pagliuso Gerbasi responde a questionamentos feitos pelo presidente da instituição de saúde.

Após a matéria publicada pelo jornal O Defensor na última segunda-feira (24), que trouxe questionamentos feitos pelo presidente da Santa Casa de Taquaritinga, Waldemar Peria, a Secretária Municipal de Saúde, Eleonora Pagliuso Gerbasi, enviou uma nota à redação esclarecendo os acontecimentos e a ausência da instituição na reunião sobre a Rede Cegonha.

A reunião ocorreu na sexta-feira (21) e contou com a participação de médicos, enfermeiros, Secretária e Coordenadores da Saúde para discutir fluxos internos e outras questões específicas de cada unidade de saúde do município. Segundo a Secretária, em nenhum momento da pauta foram tratadas questões relacionadas à Santa Casa, pois o foco da reunião era interno, envolvendo apenas membros da Rede Cegonha.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde que visa aperfeiçoar a atenção à saúde materna e infantil, buscando garantir o direito das mulheres ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e pós-parto, bem como a saúde das crianças no primeiro ano de vida. Dessa forma, o programa abrange todo o percurso da gestante nas Unidades de Saúde durante o pré-natal e puerpério.

A secretária esclareceu que a reunião se concentrou nos processos internos das Unidades de Saúde e que a Santa Casa não estava na pauta, uma vez que não se tratava de uma discussão macro que envolveria o trabalho da instituição prestadora de serviços renomada na região.

As colocações do presidente da Santa Casa ressaltando a importância do credenciamento da UTI Neonatal na Rede Cegonha, que já vem sendo buscado há mais de seis anos, levantaram questionamentos sobre a transparência e inclusão no processo decisório, visto que a entidade é um importante ator no atendimento à saúde da população local.

Com o esclarecimento da Secretária de Saúde, a expectativa é que as informações possam ser compreendidas e os pontos de vista debatidos de forma construtiva, visando sempre o bem-estar e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. A importância do diálogo e da participação de todas as partes envolvidas em questões que afetam a saúde da população é fundamental para o aprimoramento do sistema de saúde local.

Compartilhe esta notícia: