Contagem regressiva para o maior encontro da cadeia produtiva do amendoim

Compartilhe esta notícia:

A cadeia produtiva do amendoim está mobilizada para a 5ª Feira Nacional do Amendoim e 20º Encontro sobre a Cultura, que ocorrem nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Centro de Eventos Cora Coralina, em Jaboticabal/SP.  A programação técnica atrai produtores de todo o Brasil e profissionais do setor e estudantes.

O público busca conhecer quais são as tecnologias mais recentes em produtos e qual o manejo mais assertivo para aumentar a renda no campo. Assim, especialistas e pesquisadores reconhecidos identificam os desafios comuns a todas as regiões e também oportunidades para o produtor crescer e gerar renda.

Crescimento consistente

A cultura do amendoim no Brasil vem mantendo crescimento consistente. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de amendoim em casca na safra 2022/2023 em São Paulo foi de 788 mil toneladas, enquanto a produção brasileira atingiu 893 mil toneladas. O estado segue, portanto, como principal produtor no país, com 88% do volume total. No que diz respeito às exportações, em 2022 registrou-se um recorde de 297 mil toneladas exportadas, representando um crescimento de 12,5% em relação a 2021. No acumulado até maio de 2023, as exportações alcançaram 105 mil toneladas. Além disso, a comercialização de óleo para outros países atingiu o recorde de 164 mil toneladas em 2022, ou crescimento surpreendente de 93% em relação ao ano anterior. Embora não haja informações específicas sobre as exportações por estado, é seguro afirmar que São Paulo é responsável por mais de 95% das exportações de amendoim e óleo no Brasil.

Temas que afetam todos os produtores

No Encontro Técnico e Dia de Campo, o produtor troca experiências e discute soluções com especialistas e outros produtores. Participam das palestras integrantes da Câmara Setorial do Amendoim, Abicab e Ministério da Agricultura e Pecuária; FCAV/Unesp, Universidade Nacional de Córdoba, Esalq/USP, Universidade Federal de Lavras;  IAC e Embrapa; além das empresas fornecedoras, contribuindo com novas tecnologias.

Na pauta, o evento vai trazer contribuições sobre:

  • custos de produção;
  • crescimento do amendoim no Brasil;
  • manejo fitossanitário e meios para garantir qualidade;
  • o que vem por aí em produtos fitossanitários;
  • melhor controle de plantas daninhas;
  • uso de drones nas operações de rotina da lavoura;
  • redução da pegada de carbono;
  • previsões meteorológicas para organizar as atividades;
  • inoculação de microrganismos para fixar nitrogênio e até mesmo fazer a planta crescer mais.

Assim, as discussões durante a programação técnica são responsáveis por embasar a tomada de decisão para o próximo ciclo.

Feira de Máquinas e Insumos

As principais empresas da área de tecnologias, máquinas e serviços estarão reunidas na Feira de Máquinas e Insumos, com produtos em condições diferenciadas e promoções exclusivas. Não por acaso, o período da Feira antecede o início do plantio, momento em que o produtor faz a sua programação e busca por uma boa negociação com os fornecedores.

ENTRADA GRATUITA

Como em todos os anos, a entrada para o evento é gratuita. Somente quem participa da programação técnica é que deve fazer inscrição. Os shows são todos abertos ao público, que também pode curtir os quiosques de doces e salgados com amendoim. A Feira é uma iniciativa que reúne a família, em um ambiente descontraído, regado à diversão e a quitutes muito saborosos. Imagine um show com Renato Teixeira, um ícone da música brasileira, em boa companhia! É entretenimento garantido.

  • Na quarta-feira, dia 9, as apresentações ficam por conta de Guilherme Tenório, às 19h, e Ulisses e Moisés, às 21h.
  • Na quinta-feira, dia 10, Junior Mambelli e Banda, às 19h, e Paula Luiza e Banda, às 21h.
  • Na sexta-feira, dia 11, Kadu e Matheus, às 19h, e fechando o evento, Renato Teixeira, às 21h.
  • Almoço todos os dias com música ao vivo.

Inscrições só para as palestras e dia de campo

Para as palestras, dia de campo e certificado emitido pela FCAV/Unesp Jaboticabal, as inscrições devem ser feitas pelo site: www.feiranacionaldoamendoim.com.br

Cooperados ganham a credencial para a programação técnica

Para produtores cooperados da Coplana, Camda e Coplacana, as inscrições devem ser feitas diretamente com as Cooperativas. Com isso, o produtor ganha 100% de desconto!!! Atenção: as vagas são limitadas!

Compartilhe esta notícia: