Artigo: Dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda – In Memoriam 

Compartilhe esta notícia:

Por: Paulo Cesar Cedran*

No último dia 27 de junho de 2023, fui surpreendido com a triste notícia do falecimento do Dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda. Do momento em que li a nota de pesar, publicada no grupo de Whatsapp de docentes do qual faço parte, a primeira reação foi conversar com os colegas para nos organizarmos e irmos a Ribeirão Preto, prestar nossas últimas homenagens ao nosso querido professor e amigo.

Mas esse momento, quase que automático, graças a Deus, foi substituído por aquele que realmente deve ser o significativo quando nos referimos ao Dr. Oscar. Refiro-me a ele no singular, eu – professor Paulo falando, e, em outros momentos, penso em me referir a ele, enquanto nós, professores da Unidade III, do campus de Jaboticabal.

O mesmo, atualmente, como docente da Unidade II, do campus de Ribeirão Preto. Não importa de onde eu fale, importa o que eu fale. Posso dizer que tive a grata satisfação de poder homenageá-lo em vida, num artigo publicado no portal Process, da cidade de Matão, no dia 19 de junho de 2014, intitulado Dr. Oscar, por ocasião dos 91 anos da Instituição Moura Lacerda.

Nele deixei claro que, desde o dia que o conheci, numa entrevista para diretor de escola da Cooperativa CEM, em Matão, nos anos de 1990, até a presente data, nunca consegui separar a figura do professor, pai, amigo e nosso patrão, no bom sentido da palavra. Trabalhando ao longo de vinte e três anos, na Unidade III de Jaboticabal, foi ali que pude conhecer, pouco a pouco, cada uma dessas faces desse homem, de uma força de vontade inabalável, quando se tratava de defender o nome Moura Lacerda.

O orgulho com que se referia aos seus pais, em especial, seu pai e o legado deixado por ele, ultrapassou o centenário dessa instituição que tenho a honra de fazer parte. Sentia com a sua presença em nosso meio, o cuidado e o zelo de um pai que sabe agradar seus filhos, mas também os advertir, chamando-os a responsabilidade de uma forma, que nós saíamos, lhe devendo obrigação e desculpas.

Ele acompanhava nossas aulas, entrava em nossas classes, orientava nosso planejamento de turmas, estava sempre empenhado e atento a tudo o que diz respeito ao ofício de ensinar o que significa ser docente. Nosso último diálogo foi na reunião CONSU/CEPEX, no momento difícil, para todos, em função em toda crise provocada pela pandemia da Covid 19.

Mas, mesmo assim, ouvi-lo, nos dava uma esperança e um acalento. Chegando este ano, no dia 23 de maio, quando a instituição celebrou o seu centenário, voltando para minha casa, naquela terça feira, após as aulas, me perdi ouvindo música e lembrando desses cem anos, fiz parte em vinte três deles.

Orei pela instituição e pelo Dr. Oscar com uma vontade tamanha de lhe dar um abraço e agradecer tudo que ele fez por mim e por nós em Jaboticabal. Falo por mim, porque vivi momentos difíceis em que ele, olhando para meus olhos, colocou as mãos nos meus ombros, me disse: Não se preocupe! Eu vou resolver e você estará conosco. Tudo dará certo! Chorei de saudade, desses anos, desse tempo e da segurança dessas lembranças que ficaram eternizadas no último evento – Dança para todos, realizado em 23/05/2019, em que ele participou conosco em Jaboticabal.

De lá para cá, quanta coisa mudou, meu Deus. E há uma semana, ele nos deixou. Rendamos graças a Deus, por ele ter podido ver a Instituição Moura Lacerda, que ele e nós tanto amamos, completar cem anos. Agradeçamos também a Deus, por nos permitir compartilhar esses anos de sua presença, no meio de nós.

Fica a esperança para aqueles que creem que um dia, todos nos encontraremos na Casa do Pai, no dia eterno, contemplando o amor de Deus. Que ele possar ser acolhido nos braços de seus familiares e que possa olhar por nós e pela instituição, pela qual ele tanto lutou e dedicou sua vida, por mais de setenta anos, para repetir as palavras do apóstolo Paulo: Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé.

Agora, só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me entregará naquele dia; e não somente a mim, mas para todos os que tiverem esperado, com amor, a sua manifestação. (2 Tm 4, 6-8). Descanse em paz Dr. Oscar. Missão cumprida.

*Paulo Cesar Cedran é Mestre em Sociologia, Doutor em Educação Escolar, Docente do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: