Alerta de queda de temperatura nas regiões próximas a Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Defesa Civil do Estado recomenda cuidados especiais com pessoas vulneráveis durante o período de frio intenso.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil e do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, emitiu um Boletim Especial Meteorológico alertando para a queda significativa de temperatura nas regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto.

De acordo com as informações divulgadas, uma massa de ar frio atingirá essas regiões entre sexta-feira (16) e domingo (18), resultando em um acentuado declínio nas temperaturas. Os períodos de maior frio estão previstos para o final da madrugada e início da manhã, com mínimas em torno de 7°C e sensação térmica de 5°C.

Diante desse cenário, a Defesa Civil do Estado ressalta a importância de adotar medidas de precaução, especialmente em relação às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aqueles em situação de rua. Esses grupos são mais suscetíveis aos efeitos adversos do frio intenso e requerem atenção especial.

Recomenda-se que sejam tomadas as seguintes medidas para garantir a proteção e o bem-estar das pessoas durante o período de baixas temperaturas:

  1. Manter-se agasalhado: Use roupas adequadas para proteger-se do frio, incluindo agasalhos, meias e calçados fechados. Cobertores e edredons também são essenciais para garantir o conforto térmico em ambientes internos.
  2. Aquecimento seguro: Caso utilize aquecedores, verifique se estão em bom estado de funcionamento e tome cuidado com a ventilação adequada dos ambientes. Evite o uso de aquecedores improvisados, que possam representar riscos de incêndio ou intoxicação por monóxido de carbono.
  3. Hidratação: Mesmo com as baixas temperaturas, é importante manter-se hidratado. Beba água regularmente e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que podem intensificar a sensação de frio e prejudicar o organismo.
  4. Alimentação adequada: Busque uma alimentação balanceada e nutritiva, incluindo alimentos quentes e reforçados. Sopas, chás e alimentos ricos em vitaminas e minerais são recomendados para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde em dia.

A Defesa Civil reforça a importância de os moradores dessas regiões estarem atentos às atualizações meteorológicas e seguir as orientações dos órgãos competentes. Em caso de emergências ou necessidade de assistência, é recomendado acionar os serviços de atendimento especializados, como o 199 (Defesa Civil) ou o 193 (Corpo de Bombeiros).

A previsão de queda de temperatura exige a solidariedade e a conscientização de toda a sociedade, para que todos possam enfrentar esse período de frio intenso com segurança e bem-estar. O portal de notícias acompanhará de perto as atualizações sobre as condições climáticas e fornecerá informações relevantes para a população das regiões afetadas.

Compartilhe esta notícia: