Nossa Palavra – Dia dos Namorados e Santo Antônio

Compartilhe esta notícia:

E eis que, mesmo nesse conturbado ano de 2023, o 12 de junho, Dia dos Namorados, está chegando. Isso no Brasil, é claro. Na maioria dos outros países, a troca de presentes entre os apaixonados ocorre em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o conhecido “Valentine’s day”.

No caso brasileiro, a data está ligada, na verdade, ao dia seguinte, 13 de junho. A religião católica dedica esse dia a Santo Antônio. Pode até ser que, neste ano, as comemorações do Dia dos Namorados para muita gente seja um pouco diferente, por conta dessa lenta e confusa pandemia. Porém, não vão faltar beijos e abraços.

Já em relação a Santo Antônio, se dedicou cedo aos estudos, sendo aluno da Universidade de Coimbra, em Portugal. Mais tarde, ordenou-se na Ordem Franciscana, viajando como missionário pela França, chegando à Itália, mas precisamente em Pádua, onde faleceu em 13 de junho de 1231. Foi beatificado em 1232 pelo papa Gregório IX e canonizado no mesmo ano.

Santo Antônio é padroeiro de Lisboa e de Pádua e secundário de Portugal. Era conhecido como padroeiro dos humildes e também pela ajuda que dava às moças solteiras que precisavam conseguir dotes para o casamento.

Conta a lenda que uma mulher, desesperada para arrumar seu dote e casar-se, ajoelhou aos pés de uma imagem de Santo Antônio. Naquela época, ficar solteira era inadequado. Um castigo para as mulheres. A mulher gritou palavras de súplica e de muita fé diante da imagem. Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram diante dos seus olhos. E, assim, ela pode se casar pagando o seu dote. Parece, ao que tudo indica, que vem daí a fama de casamenteiro. Fama que atravessou o Atlântico com os portugueses e aqui chegou. E se firmou.

Compartilhe esta notícia: